sábado, 21 de março de 2015

A LENDA DA ESTRELA AZUL
Sonia Santoro


Dizem que no céu a noite era tão escura,
Que nada mesmo se podia ver.
Em gesto de amor e bondade pura,
Resolveu o criador luz no céu acender.

Mandou que se fizesse grande manto,
Onde bordadeiras habilidosas
Bordariam, com muita graça e encanto,
Estrelas que seriam luminosas.

As estrelas teriam seu papel:
Elas deveriam sempre brilhar,
Para, juntas, iluminar o céu,
E, assim, todas as noites clarear.

Seu brilho, cada qual conquistaria,
Com o amor que pudesse irradiar;
Mas bem apagadinha ficaria,
Se não conseguisse aprender a amar.

Cada estrela teria sua cor,
E elas numa só cor se fundiriam.
Iluminadas pelo mesmo amor,
Do amor divino a luz refletiriam.

Chegam logo as mais hábeis bordadeiras,
E prestativas se põem a bordar.
Já se podia ver, pelas primeiras,
Que estrelas lindas iriam brilhar.

Não mais no céu tantas noites escuras,
Pois, com muito brilho, aquelas estrelas,
Acenderiam luzes nas alturas,
Trazendo o divino amor a envolvê-las.

Acontece, porém, que o que se conta,
É que o tão esperado brilho não veio.
A última estrela estava quase pronta;
O céu, no entanto, ainda escuro e feio.

A lenda conta que a estrela amarela,
Tentou, mas a sua luz não acendeu,
Pois de todas julgando-se a mais bela,
Ao orgulho e a vaidade logo cedeu.

Da mesma forma, por ser orgulhosa,
E por em si mesma apenas pensar,
Não conseguiu acender, a estrela rosa,
A sua luz, para no céu brilhar.

E a estrela cinza, na noite perdida,
Entregando-se à vícios e paixões,
Não valorizou a dádiva da vida,
Desequilibrou as suas emoções.

O céu, portanto, fadado estaria,
A uma triste completa escuridão.
Mas eis que já se entrevia a alegria:
Uma luz se acendeu na imensidão!

E dizem que bem na direção sul,
Em meio a toda aquela escuridão,
Com brilho intenso, pôde a estrela azul,
Acender a luz do seu coração.

Justamente aquela última estrelinha,
Em quem ficara faltando uma ponta,
Porque havia acabado toda a linha,
Quando ela já estava ficando pronta...

Mas mesmo lhe faltando uma das pontas,
O seu brilho era de tal forma intenso,
Que deixava as outras estrelas tontas,
E iluminava todo o firmamento.

Isso foi porque ela aprendera a amar,
Apesar dessa sua imperfeição.
Entendeu que devia aliar,
Para sempre, o sentimento à razão.

E tão verdadeiro era seu amor,
Que ela, a estrela azul, muito comovida,
Resolveu que de cada grande dor,
Uma lição tiraria de vida.

Ensinaria às estrelas sofridas,
Que não haviam conseguido brilhar,
Que toda a oportunidade perdida,
Pode-se, certamente, resgatar.

E dizem que às outras ela ensinou,
As virtudes, com ternura e bondade.
Cada estrela, finalmente, encontrou,
O caminho da felicidade.

Não mais orgulho, egoísmo, vaidade,
Já que elas todas queriam brilhar.
A paz, a harmonia, a luz, a verdade:
Esta, a divina meta a se alcançar!

E é por isso que hoje podemos ver
Luminosas noites de céu estrelado.
As estrelas conseguiram aprender,
A amar, e seu brilho foi conquistado.

De tudo aquilo que nos conta a lenda,
Isto devemos sempre lembrar:
Se quisermos que nossa luz se acenda,
O mais importante é aprender a amar!



 1.      Pela estrutura estamos diante de que tipo de texto.  Identifique nele aspectos estruturais como rima, como se dá, versos, quantos verso  e  quantas estrofes?

2.      “Onde bordadeiras habilidosas
Bordariam, com graça e encanto,
Estrelas que seriam luminosas”
Nos versos anteriores  classifique a função morfológica da palavra habilidosas

3.      “Onde bordadeiras habilidosas
Bordariam, com graça e encanto,
Estrelas que seriam luminosas”
Nos versos anteriores as expressões com graça e encanto estão entre vírgulas. Poderiam continuar a frase e não teria influência na leitura ou precisamos dessas expressões para entender a frase.

4.      Considerando o raciocínio feito na questão anterior dizemos que as expressões com graça e encanto estão entre vírgulas porque são:
a)      Aposto                 b) vocativo

5.       Seu brilho, cada qual conquistaria,
Com o amor que pudesse irradiar;
Mas bem apagadinha ficaria,
Se não conseguisse aprender a amar.
Qual a condição para que as estrelas conseguissem o seu brilho?  Qual é a conjunção que introduz essa ideia?

6.      “Se não conseguisse aprender a amar.”  Indique o tempo e modo em que está empregado o verbo conseguir no verso anterior:

a)      Presente do indicativo
b)      Presente do Subjuntivo
c)      Pretérito imperfeito do indicativo
d)     Pretérito imperfeito do Subjuntivo


7.       Cada estrela teria sua cor,
E elas numa só cor se fundiriam.
.”  Indique o tempo e modo em que está empregado os verbos em destaque nos versos anteriores:

a)      Presente do indicativo
b)      Presente do Subjuntivo
c)      Futuro do presente do indicativo
d)     Futuro do pretérito do indicativo


8.      “Trazendo o divino amor a envolvê-las.”  No verso anterior o pronome pessoal do caso oblíquo se refere a quem?

a) alturas
b) noites
c) estrelas
d) escuras


9.      Qual a conjunção que dá ideia de contrariedade e que introduz a ideia de que a luz no céu não apareceu?
..................................................................................

10.  Em qual estrofes aparecem as justificativas para o brilho não ter aparecido?  
11.  Por que a estrela amarela não conseguiu brilhar?  Como isso pode acontecer no nosso dia a dia?
12.  Por que a estrela rosa não conseguiu brilhar?  Que atitudes indicam isso no nosso dia a dia?
13.  O que seriam os vícios e as paixões aos quais a estrela cinza se entregou?
14.  A estrela azul tinha um defeito físico, mas isso a impediu de aprender a amar? Onde está a verdadeira beleza da vida?  Que atitudes devemos ter no dia a dia para evoluir?
15.  Quem são as estrelas do texto?  Em que linguagem está o texto?

Mensagem

Todos Juntos...
         O que nos torna especiais é que somos diferentes uns dos outros, mas cada um traz a sua experiência para nos tornarmos únicos.
         Todos nós temos talentos diferentes, mas toso nós gostaríamos de ter iguais oportunidades para desenvolver  os nossos talentos.
         Um quebra cabeça não é montado com peças iguais.
         Assim somos, diferentes uns dos outros e ao mesmo tempo buscando o mesmo objetivo.
         Somos tão iguais e tão diferentes, o que faz com que essa grande diferença nos complete.  Essa grande diferença nos faz bem, nos faz perceber que precisamos uns dos outros para sermos fortes e corajosos.
         “Se estivermos todos juntos rumo ao horizonte seremos muito mais que vencedores. pois só a contemplação da beleza do caminho percorrido será suficiente para engrandecer a alma”
         Por mais difícil que seja o caminho a ser trilhado se somos fortes para chegar até aqui seremos mais ainda para chegar ao final dele.
         Nenhum de nós é tão bom quanto nós todos juntos!

         Que nesse ano possamos fortalecer a nossa Equipe para juntos atingirmos nossos objetivos.

ATIVIDADES SOBRE O TEXTO TODOS JUNTOS....

1.      Nessa mensagem procure uma palavra que faz referência a uma parábola bíblica. Qual? Sublinhe-a no texto.
2.      Qual é a temática do texto?
......................................................................................................................................................................
3.      Na bíblia talento era dinheiro. O qual era aplicado ou enterrado. Fazendo essa leitura estamos na  linguagem denotativa ou conotativa da língua.

4.      Na mensagem talento é o quê?....................................................................................................................

5.      Na mensagem  talento está empregado em linguagem conotativo ou denotativa? Por quê?.

6.      Assinale a alternativa em que há uma palavra proparoxítona.
a)      experiência          b) único                c)difícil                d) até-

7.      Na frase: “ O  que nos tona especiais é que somos diferentes uns dos outros, mas cada um traz a sua experiência para nos tornam únicos”. Assinale a alternativa que indica o tipo relação que a conjunção em destaque oferece na frase.
a)adição        b)contradição      c) explicação     d) alternativa

8.       Assinale a alternativa cuja ideia não condiz com o texto.

a) Todos somos iguais.
b) Todos somos únicos
c) Todos temos talentos
d) todos nós gostaríamos de ter oportunidades iguais


9.       Se estivermos todos juntos rumo ao horizonte servem muito mais que vencedores. Assinale a ideia que a conjunção em destaque estabelece  para a frase.
a) condição      b) condição          c)  explicação  d) contrariedade

10. Todas as expressões são sinônimos de único, exceto:
a) exclusivo     b) singular       c) incomparável          d) igual a todos.

11.  Indique a conjugação dos verbos a seguir:
a)      Torna                     (    ) 1ª,           (    ) 2ª e  (     ) 3ª
b)      É:  (    ) 1ª,            (    ) 2ª e  (     ) 3ª
c)      Faz            (    ) 1ª,            (    ) 2ª e  (     ) 3ª
d)     Gostaríamos: (    ) 1ª,       (    ) 2ª e  (     ) 3ª
e)      Perceber: (    ) 1ª,  (    ) 2ª e  (     ) 3ª

12.  Assinale os verbo

13. Na frase: “ Um quebra-cabeça não é montado com peças iguais. Assim somos diferentes uns dos outros e ao mesmo tempo buscando o mesmo objetivo”  Assinale a figura de linguagem presente na frase:
a) comparação            b) metáfora                 c) hipérbole                 d) antítese

14. Na frase: “Somos tão iguais e tão diferentes.”  Assinale a figura de linguagem presente na frase:
a) comparação            b) metáfora                 c) hipérbole                 d) antítese

15 . Classifique os tipos de pronomes a seguir:
a)      Nossos: ...................................................................................................
b)      Todos:......................................................................................................
c)      Nenhum: .................................................................................................
d)     Nós: ........................................................................................................
e)      Essa:.........................................................................................................

16 .Os  verbos torna, é e faz estão empregados em que tempo e modo?
...............................................................................................................
17. O verbo gostaria está empregado em que tempo e modo?
..............................................................................................................

18. Faça as tuas metas para 2015