terça-feira, 19 de maio de 2015

Texto 1 Poluição, principal causa de doenças.
            (...) A origem da forte elevação da poluição na China é a rápida industrialização e o processo acelerado de urbanização dos últimos 30 anos.  Entre 2000 e 2006, o número de habitantes das cidades aumentou em 120 milhões, para um total de 580 milhões, o que significa maior demanda por transporte e consumo.
            O grande problema é que a principal fonte da energia para sustentar esse ritmo de expansão é o carvão, o mais poluente dos combustíveis fósseis.  (...)
            Como resultado desse cenário, 70% dos rios, lagos e reservatórios da China apresentam algum grau de poluição, 30% do seu território recebe chuva ácida e 20 das 30 cidades mais poluídas do mundo estão dentro de suas fronteiras.
            No ano passado o Banco Mundial divulgou estudo segundo o qual a poluição provoca prejuízos anuais equivalentes a 5,8% do PIB chinês, algo como U$$ 200bilhões.  A maior parte – 4,3% do PIB – diz respeito a morte prematura de pessoas decorrente da má qualidade do ar ou da água.  O 11,5% restante é relacionado a danos materiais.
            Muitos dos milhares de protestos ocorreram no interior da China e a cada ano são provocados por camponeses que perdem suas lavouras em razão da poluição dos rios e da terra por projetos industriais.
A integração de 1,3 bilhão de pessoas ao mercado consumidor global é um processo que traz danos ambientais imensos.  A cada dia, os chineses usam 3 bilhões de sacolas plásticas, a maioria das quais são descartadas de maneira imprópria.
A utilização de 45 bilhões de pares de palitos descartáveis (usados como talheres) a cada ano gera um pequeno desastre ecológico, com a derrubada de 25 milhões de árvores. (...)
O governo chinês sabe que a poluição e a exaustão dos recursos naturais são uma ameaça à própria manutenção do atual ritmo de crescimento econômico. (...)

Cláudia Trevisan. Poluição, principal causa de doenças.  Portal do Estadão. 11/07/2012

1.      Assinale a alternativa que indica a ideia central defendida pelo texto.
a)      A poluição provoca mortes
b)      Os lagos, rios e reservatórios estão contaminados.
c)      A poluição na China é fruto da rápida industrialização e do processo acelerado de urbanização.
d)     O carvão é o principal poluente.

2.      Assinale a alternativa cuja ideia não condiz com o texto.
a)      O uso do carvão pela indústria é uma das fontes causadoras de poluição.
b)      O uso do carvão pela indústria provoca contaminação de 70% dos rios, lagos e reservatórios da China.
c)      O uso do carvão pela indústria é responsável por 30% da chuva ácida no território chinês
d)     Segundo o Banco Mundial a poluição não provoca prejuízos.

3.      Assinale a alternativa que aponta um fato que desencadeou as diversas consequências.
a)      As chuvas ácidas provocam diversos prejuízos.
b)      A integração de 1,3 bilhões de pessoas ao mercado consumidor global é um processo que traz danos ambientais imensos.
c)      Milhares de protestos ocorreram no interior da China em função das perdas das lavouras.
d)     O uso do carvão como principal fonte de energia.

4.      Assinale a alternativa cuja ideia que condiz com o texto.
a)      Entre 2000 e 2006, o número de habitantes das cidades aumentou em 580 milhões, para um total de 120 milhões, o que significa maior demanda por transporte e consumo.
b)      Como resultado desse cenário, 30% dos rios, lagos e reservatórios da China apresentam algum grau de poluição, 70 % do seu território recebe chuva ácida.
c)      A integração de 1,3 bilhão de pessoas ao mercado consumidor global é um processo que traz danos ambientais imensos.  A cada dia, os chineses usam 3 bilhões de sacolas plásticas.
d)     A utilização de 25 bilhões de pares de palitos descartáveis (usados como talheres) a cada ano gera um pequeno desastre ecológico, com a derrubada de 45 milhões de árvores.

5.      Leia as afirmativas e componha a resposta certa assinalando:
I.                   O texto está em linguagem conotativa.
II.                O suporte do texto é o Portal Estadão.
III.             A finalidade do texto é divertir
IV.             O aumento populacional desordenado pode levar a exaustão dos recursos naturais.
a)      Se as alternativas I e II estiverem corretas.
b)       Se as alternativas III e IV estiverem corretas
c)      Se as alternativas II e a IV estiverem corretas
d)     Se todas as alternativas estiverem corretas.

Texto: 2   Os povos indígenas e o meio ambiente
     Mesmo não sendo “naturalmente ecologistas”, aos povos indígenas se deve reconhecer o crédito histórico de terem manejado os recursos naturais de maneira branda. Souberam aplicar estratégias de uso dos recursos que, mesmo transformando de maneira durável seu ambiente, não alteraram os princípios de funcionamento e nem colocaram em risco as condições de reprodução deste meio.
      Muitas vezes somos levados a pensar que as sociedades indígenas que vivem nas florestas tropicais são povos isolados, intocados, e que vivem “em harmonia” com os seus ambientes. A dificuldade em se compreender as concepções e as práticas indígenas relacionadas ao “mundo natural” e a tendência em aprisionar estes modos de vida extremamente complexos e elaborados na imagem idealizada de uma relação harmônica homem-natureza são exemplos de etnocentrismo.
      A visão dos índios como homens "naturais", defensores inatos da natureza, deriva de uma concepção de natureza que é própria ao mundo ocidental moderno: a natureza como algo que deve permanecer intocado, alheio à ação humana. Mas o que os povos indígenas têm a dizer sobre o assunto é bem diferente.
      As concepções indígenas de “natureza” variam bastante, pois cada povo tem um modo particular de conceber o meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele. Porém, se algo parece comum a todos eles, é a ideia de que o “mundo natural” é antes de tudo uma ampla rede de inter-relações entre agentes, sejam eles humanos ou não-humanos. Isto significa dizer que os homens estão sempre interagindo com a “natureza” e que esta não é jamais intocada. Os Yanomami, por exemplo, utilizam a palavra urihi para se referir a "terra-floresta": entidade viva, dotada de um "sopro vital" e de um "princípio de fertilidade" de origem mítica. Urihi é habitada e animada por espíritos diversos, entre eles os espíritos dos pajés yanomami, também seus guardiões.
      A sobrevivência dos homens e a manutenção da vida em sociedade, no que diz respeito, por exemplo, à obtenção dos alimentos e a proteção contra doenças, depende das relações travadas com esses espíritos da floresta. Dessa maneira, a natureza, para os Yanomami, é um cenário do qual não se separa a intervenção humana.
      Apesar de não serem "naturalmente ecologistas", os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas, sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente. Em função disso, desenvolveram formas de manejo dos recursos naturais que têm se mostrado fundamentais para a preservação da cobertura florestal no Brasil.
       Trata-se de um fato visível nas regiões onde o desmatamento tem avançado com maior rapidez, como nos estados do Mato Grosso, Rondônia e sul do Pará. Em levantamento do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), por exemplo, as Terras Indígenas aparecem como verdadeiros oásis de florestas.
É fato que muitos povos indígenas, como os Suruí, Cinta-Larga e os Kayapó, tenham se atrelado ativamente a formas predatórias de exploração dos recursos naturais hoje em vigor na Amazônia, fazendo alianças principalmente com empresas madeireiras. Todavia, é preciso reconhecer que eles o fizeram submetido a pressões concretas, contínuas, ilegais e como sócios menores desses negócios.
......Hoje e no futuro, é preciso procurar mecanismos para potencializar as chances de os índios equacionarem favoravelmente o domínio de terras extensas com baixa demografia. Um desses mecanismos são as ainda incipientes formas de articulação de projetos indígenas com estratégias não indígenas de uso sustentado de recursos naturais, sejam públicas ou privadas.
ISA – Instituto Socioambiental. Índios e Meio Ambiente.  Portal Povos Indígenas. -  08 de Junho de 2010
6.      Assinale  a alternativa que indica a temática do texto.
a)      As sociedades indígenas que vivem nas florestas tropicais são povos isolados, intocados.
b)      Os povos indígenas são naturalmente ecologistas, pois sabem manejar os recursos naturais de forma branda.
c)      A visão dos índios como homens "naturais",  deriva de uma concepção de natureza própria do mundo ocidental.
d)     Cada povo tem um modo particular de conceber o meio ambiente

7.       Assinale a alternativa que indica os créditos históricos que devemos dar aos povos indígenas
a)      De viverem isolados.
b)      De manejarem os recursos naturais de maneira branda.
c)      De conceberem a natureza como algo que deve ser intocado.
d)     De praticarem um extrativismo exagerado.

8.      Assinale a alternativa que não condiz com a visão de mundo indígena.
a)      As concepções indígenas de “natureza” variam bastante, pois cada povo tem um modo particular de conceber o meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele
b)       Eles concebem a natureza como algo intocável.
c)      A natureza, para os Yanomami, é um cenário do qual não se separa a intervenção humana.
d)     Os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente.

9.      No final o texto sugere que:
a)      O uso das terras indígenas seja destinado à agricultura e à pecuária.
b)      Os índios devem resolver o problema de baixa demografia.
c)      Seja potencializado o uso não sustentável dos recursos naturais.
d)     Em extensas áreas de terras com baixa demografia, sejam articuladas estratégias indígenas de uso sustentado dos recursos naturais.

10.  Em todas as alternativas se evidenciam práticas de utilização de recursos naturais de maneira sustentável, exceto na alternativa:
a)      Os Yanomami, por exemplo, utilizam a palavra Urihi para se referir a "terra-floresta": entidade viva, dotada de um "sopro vital" e de um "princípio de fertilidade" de origem mítica.
b)      Os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas, sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente. Em função disso, desenvolveram formas de manejo dos recursos naturais que têm se mostrado fundamentais para a preservação da cobertura florestal no Brasil.
c)      A natureza, para os Yanomami, é um cenário do qual se separa a intervenção humana.
d)     A sobrevivência dos homens e a manutenção da vida em sociedade, no que diz respeito, por exemplo, à obtenção dos alimentos e a proteção contra doenças, depende das relações travadas com esses espíritos da floresta.

11.  Na frase: “As concepções indígenas de “natureza” variam bastante, pois cada povo tem um modo particular de conceber o meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele.” O pronome em destaque- ele -  está no lugar de um substantivo(nome) anteriormente citado para impedir repetição.  Assinale a alternativa que indica qual é esse termo anteriormente citado.
a)      Indígenas
b)      Natureza
c)      Povo
d)     Meio ambiente.

12.  Considere a frase: “As concepções indígenas de “natureza” variam bastante, pois cada povo tem um modo particular de conceber o meio ambiente e de compreender as relações que estabelece com ele.”  E, indique a alternativa que indica a correta conjugação verbal dos verbos em destaque na frase anterior.
a)      1ª, 2ª, 1ª, 2ª e 3ª
b)      2ª, 3ª, 1ª, 2ª e 1ª
c)      1ª, 2ª, 1ª, 2ª e  2ª
d)      1ª, 2ª, 2ª, 2ª e  2ª