segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Texto1 - Drogas na esquina
Por: Walcyr Carrasco29/04/2011 às 23:50 - Veja São Paulo
A maioria dos pais não tem ideia de como seus filhos entram em contato com as drogas. Eles gostam de pensar em traficantes perversos, verdadeiros lobos maus disfarçados de coelhinhos. Bobagem. A garotada experimenta sua primeira droga ilícita através dos coleguinhas de escola, com a turma nas baladas. Ou mesmo dentro da própria família. Nunca me esquecerei do depoimento de um pai em uma palestra que dei no interior de São Paulo. Quando afirmei que as drogas estão mais próximas do que se pensa, o homem se ergueu chorando:
— Meu filho faleceu de aids. Ele contraiu o vírus em seringas compartilhadas. Mais tarde descobri que o meu irmão, seu tio, foi quem o levou ao consumo.
Emudeci. A plateia ficou em silêncio. O que dizer diante do sofrimento daquele homem? Da curiosidade ao vício, o roteiro é conhecido. O adolescente falta às aulas. Fica trancado no quarto ou some com a galera. Pede grana extra. Finalmente, algo de valor desaparece da casa. E aí a família reage... demitindo a empregada! É sempre a primeira suspeita. Uma conhecida cuja filha chegou a ser internada lastimou-se:
— Ainda não entendo como não percebi. Ela mudou de comportamento, rebelava-se o tempo todo, sumia. E eu achava que era uma fase.
Para alguns adolescentes, o uso de drogas parece normal. (...) como se fosse um ritual de iniciação ao mundo dos adultos. Já ouvi pais dizer:
— A maconha é menos perigosa que o cigarro.
Pode até ser, embora eu duvide. Nunca vi um fumante convencional se tornar uma pessoa lerda, com pensamentos vagos, como o usuário de maconha. E a maconha vem misturada, ninguém sabe com o quê. E também, se algo é menos perigoso, não significa que seja bom. Também ouço outro tipo de defesa:
— A bebida é muito pior que qualquer droga.
Concordo. O alcoólatra destrói a própria vida. Mas a maioria das pessoas bebe só socialmente. As drogas parecem produzir reações químicas em que a dependência é quase imediata. Mais que isso: drogas são proibidas. Para comprá-las é preciso dialogar com traficantes, entrar no submundo do crime. Quem deve no bar, no máximo ganha um esculacho do gerente. No caso das drogas, leva tiros.
Durante anos conheci um produtor de teatro, sério, competente. Há algum tempo soube que estava nas ruas após cair no crack. Muitas carreiras, inclusive artísticas, são destruídas. A pessoa começa a faltar ao trabalho, a não cumprir compromissos. Torna-se impossível trabalhar com ela. No caso de famosos, a situação é abafada até o possível. Algumas vezes vem à tona, como no caso do cantor que engoliu pilhas.
Uma coisa eu sei: a educação começa em casa. Pais carinhosos conseguem estabelecer uma relação de amor e confiança com os filhos. E saber o que está acontecendo. Talvez seja impossível resolver a questão da droga no planeta. Mas é dentro de casa que se dá o primeiro passo.

1 .Todas as alternativas apontam para possíveis consequências do uso de drogas, exceto:
(A) Morrer vítima da Aids em função de compartilhar seringas.
(B) Muda radicalmente de comportamento, rebelando-se o tempo todo.
(C) Objetos da casa começam a desaparecer misteriosamente.
(D) “Meu irmão, seu tio, levou meu filho ao uso de drogas”.

2. Leia as afirmativas a seguir e componha a resposta certa assinalando:
I. A maioria dos pais tem ideia clara de como os filhos entram em contato com o mundo das drogas.
II. O travessão do 2 º parágrafo indica a fala de um pai presente em uma palestra do autor do texto.
III. “Se algo é menos perigoso, não significa que seja bom.”   A frase caracteriza uma opinião.
IV. “Quando afirmei que as drogas estão mais próximas do que se pensa, o homem se ergueu chorando”.  A conjunção em destaque dá ideia de tempo.
(A) Se as alternativas I e II estiverem corretas
(B) Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.
(C ) Se as alternativas II, III e IV estiverem corretas.
(D) Se todas as alternativas estiverem corretas.

3. “As drogas parecem produzir reações químicas em que a dependência é quase imediata. Mais que isso: drogas são proibidas. Para comprá-las é preciso dialogar com traficantes, entrar no submundo do crime.”  Assinale a alternativa que indica o correto referente da expressão em destaque da frase anterior.
(A) As drogas
(B) reações químicas
(C) dependência
(D) traficante

4. “Da curiosidade ao vício, o roteiro é conhecido”.  Assinale a alternativa que representa uma exceção a ele.
(A)  Pede grana extra ou furta em casa
(B)  Tranca-se no quarto ou some com a galera
( C) Torna-se extremamente carinhoso, obediente e prestativo
(D) Falta às aulas.

5. Assinale a alternativa que indica o parágrafo construído por exemplificação.
(A) 1
(B) 8
(C) 9

(D) 10

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Caco - Gilberto Mattje

Fragmentos  dos capítulos18 - 20 e 21 do livro CACO de Gilberto Mattje

Texto 1 Fragmentos  dos capítulos18
(...)*    Cada um contou a sua história. (...)
            - Como está seu amigo Caniço?
            - Meu amigo Caniço? Infeliz, desestruturado, perdido, sem nenhuma perspectiva.  Ele está se autodestruindo.
            - Por que você  se identifica com ele?
            Se eu me identificava com ele, eu estava igual! Voltei para casa pensativo. (...)   Por fim concluí:
            - Então são quatro meus insights.  Primeiro, que tenho um sentimento recorrente de ser incapaz, então nem tento; segundo, sempre me sinto desadaptado, por isso me escondo; terceiro, tenho raiva de mim mesmo por me sentir diferente, então agrido os diferentes, por raiva de mim mesmo; e quarto, me autodestruo, como o Caniço, por me sentir infeliz e sem esperança.
            Quando terminei, (...) sentia-me forte, mesmo que estivesse falando  das minhas fraquezas.(...)
(capítulo XVIII – página 110/111)
1. Na frase: “-Meu amigo Caniço? Infeliz, desestruturado, perdido, sem nenhuma perspectiva.  Ele está se autodestruindo” Assinale a alternativa que indica o correto referente da expressão em destaque na frase anterior.


a) Caco
b) Caniço
c) Samuel
d) Urubu



2. Na frase: “-Meu amigo Caniço? Infeliz, desestruturado, perdido, sem nenhuma perspectiva.  Ele está se autodestruindo” A expressão em destaque funciona como:


a) pronome pessoal do caso reto
b) pronome pessoal do caso oblíquo
c) pronome possessivo
d) pronome indefinido.



3. Antes de frequentar  Caco tinha uma série de sentimentos, exceto:


a) incapaz
b) desadaptado
c) igual
d) autodestrutivo



4. Quando terminei, (...) sentia-me forte, mesmo que estivesse falando  das minhas fraquezas. Assinale a alternativa que indica o tipo de  relação que a conjunção em destaque na frase estabelece:


a) adição
b) adversidade
c) tempo
d) alternância



5. Quando terminei, (...) sentia-me forte, mesmo que estivesse falando  das minhas fraquezas .   Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente na frase anterior


a) metáfora
b) personificação
c) hipérbole
d) antítese



6.  “E  quarto, me autodestruo, como o Caniço, por me sentir infeliz e sem esperança.”  Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente na frase anterior


a) metáfora
b) comparação
c) hipérbole
d) antítese



7. Assinale a alternativa em que o prefixo in ou des não significa negação ou não.


a) infeliz
b) incapaz
c) insights
d) desestruturado



8. Se eu me identificava com ele, eu estava igual.   Assinale a alternativa que indica o tempo e modo dos verbos em destaque na frase anterior


a) presente do indicativo
b) pretérito imperfeito do indicativo
c) pretérito perfeito do indicativo
d) presente do subjuntivo



9. “Sempre me sinto desadaptado, por isso me escondo.” Assinale a alternativa que indica o tipo de  relação que a conjunção em destaque na frase estabelece:


a) adição
b) adversidade
c) alternância
d) conclusão



Texto 2 Fragmentos  dos capítulos 20
(...)      Comecei a entender aqueles caras, o Tosco, o Samuel, o mestre.  Também comecei a entender a alegria da Nati.  Claro, eram todos vencedores!  Eram heróis!
            Precisava sublimar meu jeito obsessivo de funcionar.  Ao invés de querer prazer imediato, precisava esperar e vencer no final, e, para tudo, comecei a pensar assim.
            Continuava um cara fissurado, entretanto, agora, era para chegar ao final, porque tinha um objetivo, ou melhor, vários, e para isso canalizava minha energias.  
(capítulo XX – página 121)
10. Caco começou a entender as pessoas bem sucedidas quando:
a) entrou para o vício
b) estabeleceu objetivos bem definidos para a vida
c) brigou com a namorada
d) arrumou um emprego fixo

11. Assinale a alternativa que indica o foco narrativo e o tipo de narrador desse fragmento:


a) 1ª – personagem
b) 1ª – testemunha
c) 3ª – observador
d) 3ª – onisciente



Texto 3 * Fragmentos  dos capítulos 21                                         
            Por vezes, devaneando, lembro-me do Caniço. Não sei se com saudades. Creio que com lamento. A cena tétrica da última vez em que o vi não me sai da lembrança. Acho que preciso dela para rever o caminho que eu mesmo estava percorrendo!
            Outras vezes lembro-me de meus pais. É ruim! Sinto falta deles! Não sei se deles, propriamente dito, mas de uma mãe e de um pai. Um dia, quem sabe, hei de resgatar isso. Não acredito muito, mas sonho com essa possibilidade. Quem sabe nunca os terei no papel que lhes coube um dia, mas penso em conseguir fazer o meu papel de filho.
*(capítulo XXI – página 123 -124)
12. “ Assinale a alternativa que indica o sentido da frase a seguir: “penso em conseguir fazer o meu papel de filho.” O que significa isso?


a) Depender novamente dos pais
b) cuidar dos pais na velhice
c) cuidar dos próprios filhos
d) adotar alguns idosos.



13. “Quem sabe nunca os terei no papel que lhes coube um dia, mas penso em conseguir fazer o meu papel de filho”. Assinale a alternativa que indica o tipo de  relação que a conjunção em destaque na frase estabelece:


a) adição
b) adversidade
c) alternância
d) conclusão



14. “Quem sabe nunca os terei no papel que lhes coube um dia, mas penso em conseguir fazer o meu papel de filho”. Assinale a alternativa que indica o correto referente das expressões em destaque na frase anterior.


a) os filhos
b) os pais
c) os avós
d) os netos



Texto 4 Fragmentos  dos capítulos21
            Hoje, o diferente que dá sentido à minha vida são minhas referências!
            Sou grato à Nice, que me ajudou a compreender a vida em termos de causa e efeito. Entendi que me faltaram modelos, que os busquei de um jeito e em lugares equivocados e que os imitei sem me dar conta.
            Ser o parceiro de confiança de Samuel no trabalho vai muito além de ter um ganho para o sustento. Essa confiança em mim depositada me refaz a todo instante. Faço-me responsável para corresponder à grandeza da expectativa dele. É minha forma de lhe ser grato.
            A Nati parece não se cansar de festejar as próprias conquistas e o fato de, à nossa maneira, sermos uma família. Crescemos muito em cumplicidade. A necessidade que tenho de ser admirado por ela alimenta meus sonhos. Agora sou homem da casa!
            Vez ou outra nos desentendemos, mas é bem coisa de irmãos! A geladeira do apartamento novo fui eu que comprei, assim não fico mais constrangido em abri-la quando a Nati está em casa.
            Quanto à Cici, só de pensar na possibilidade de perdê-la, fico apavorado. Ela é muito gente boa,e sua dedicação às pessoas que ama è excepcional. Aprendo com ela todos os dias e tento corresponder! Também nos divertimos muito. Descobri que ela ama dançar!
            Bem, a sensação de ser pai é indescritível! Todos brincam com a Cici, dizendo que é ela quem precisa fazer o exame de DNA, já que Jéssica se parece demais comigo, e eu me acho!
            Sempre que posso, e faço questão disso, cuido da minha filha.
            Ah! Já não invejo mais o Tosco. Sua alegria incontida de quem chegou lá é compreensível. De certa forma, guardadas as proporções, já me sinto assim também. Chamamo-nos um ao outro, de sobrevivente!
            -Está bem, me rendo! Quando Crescer, quero ser igual a ele!
*
            Em face das minhas dores psíquicas sinto as pessoas que me amam como referências. Elas são meu foco e meu entusiasmo. Tenho em casa o que nunca encontrei na rua! Tenho nas pessoas o que nunca encontrei nas minhas buscas autodestrutivas.
(capítulo XXI – página 125 -126)
15.  Leia as afirmativas e componha a resposta certa assinalando aquela que faz referência aos aspectos verdadeiros:
I.  Entendi que me faltaram modelos, que os busquei de um jeito e em lugares equivocados   A palavra em destaque é sinônimo de errados.
II. Entendi que me faltaram modelos, que os busquei de um jeito.  A palavra em destaque refere-se a modelos.
III. A geladeira do apartamento novo fui eu que comprei, assim não fico mais constrangido em abri-la quando a Nati está em casa.  Refere-se a geladeira
A geladeira do apartamento novo fui eu que comprei, assim não fico mais constrangido em abri-la quando a Nati está em casa. A conjunção em destaque na frase dá ideia de tempo.



a) Se só a alternativa I estiver correta
b) Se só a alternativa II estiver correta.
c) Se só a alternativa III estiver correta.
d) Se todas as alternativas estiverem corretas



16. Assinale a alternativa que não indica uma das causas da desestruturação do Caco admitidas por ele mesmo após a terapia, considerando os fragmentos dos textos: 1 - 4.
a) Entendi que me faltaram modelos, que os busquei de um jeito e em lugares equivocados e que os imitei sem me dar conta.
b) Todos brincam com a Cici, dizendo que é ela quem precisa fazer o exame de DNA, já que Jéssica se parece demais comigo
c) tenho raiva de mim mesmo por me sentir diferente, então agrido os diferentes, por raiva de mim mesmo.
d) Sempre me sinto desadaptado, por isso me escondo.

17. Tenho em casa o que nunca encontrei na rua. A expressão em destaque antes do que, é um pronome demonstrativo e deve ser lido como:


a) aquilo
b) eu
c) seu
d) minha



Literatura de Cordel -Texto 5    - “Filho de gato é gatinho” -  Patativa do Assaré



Era o esposo assaltante perigoso,
 o mais famoso dentre os marginais,
 porém, se ele era assim astucioso,
 sua esposa roubava muito mais.

 A ladra certo dia se sentindo com sintoma e sinal de gravidez,
disse ao marido satisfeita e rindo:
– Eu vou ser mãe pela primeira vez!

Ouça, querido, eu tive um pensamento,
precisamos viver com precaução,
para nunca saber nosso rebento
 desta nossa maldita profissão.

 Nós vamos educar nosso filhinho
 dando a ele as melhores instruções
 para o mesmo seguir o bom caminho,
 sem conhecer que somos dois ladrões.
 Respondeu o marido:
– Está direito, meu amor,
 você disse uma verdade.
 De hoje em diante
eu procurarei um jeito de roubar
com maior sagacidade.

Aspirando o melhor sonho de Rosa,
 ambos riam fazendo os planos seus.
 E mais tarde a ladrona esperançosa
 teve um parto feliz, graças a Deus.
“Ai, como é linda, que joinha bela!”,
diziam os ladrões, cheios de amor,
 cada qual desejando para ela
 um futuro risonho e promissor.

Mas logo viram com igual surpresa
que uma das mãos da mesma era fechada.
 Disse a mãe, soluçando de tristeza:
– Minha pobre menina é aleijada.
A mãe, aflita, teve uma lembrança de olhar a mão da filha bem no centro.
Quando abriu a mãozinha da criança,
a aliança da parteira estava dentro.

(In: SILVA, João Melchíades F. Feira de versos: poesia de cordel. São Paulo, Ática, 2005, p. 82-83.)

18. O título do poema (“Filho de gato é gatinho”) encontra correspondências com o fato de o enredo.

 a) utilizar a astúcia e esperteza do felino como metáfora para o comportamento dos pais da criança.
b) ironizar a preocupação dos pais em esconder da criança suas atividades criminosas.
 c) dramatizar a tristeza e aflição dos pais ao perceberem a deficiência física da filha recém-nascida.
d) associar, na estrofe final, o comportamento da criança aos atos ilícitos praticados pelos pais.

19 Leia as afirmativas e componha a resposta certa assinalando aquela que faz referência aos aspectos verdadeiros:
I. A poesia de Patativa do Assaré é composta de  4 estrofes.
II. As estrofes possuem o mesmo número de versos
III. O eu lírico conta uma sequência narrativa com a seguinte estrutura: situação inicial um casal de ladrões descobre-se grávidos e querem esconder a profissão do filho; segue-se a complicação em que a criança nasce com a mão fechada e todos a tem como aleijada e no final descobrem-na com a aliança da parteira na mão, ou seja, já nasceu roubando sem que ninguém percebesse.
IV. A criança esperada era um menino.

a) Se só a alternativa I estiver correta
b) Se só a alternativa II estiver correta.
c) Se só a alternativa III estiver correta.
d) Se todas as alternativas estiverem corretas

20. Assinale a afirmativa que prova o título: filho de gato gatinho é:
a) Minha pobre menina é aleijada.
b) a aliança da parteira estava dentro.
c) desta nossa maldita profissão.
d) para nunca saber nosso rebento