domingo, 16 de outubro de 2016

Atividade de avaliação

Olhai os Lírios do Campo - Erico Veríssimo

            Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro.  É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época.  Eles esquecem o que os homens têm de melhor:   as relações de criatura para criatura.  De que serve construir arranha-céus, se não há mais almas humanas para morar neles?
            Quero que abras os olhos Eugênio, que acordes enquanto é tempo.  Peço-te que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio e leias o Sermão da Montanha.  Não te será difícil achar, pois a página está marcada com uma tira de papel.   Os homens deviam ler e meditar esse trecho, principalmente o ponto em que Jesus nos fala dos lírios do campo, que não trabalham nem fiam, e, no entanto, nem Salmão em toda sua glória jamais se vestiu como um deles.
            Está claro que não devemos tomar as parábolas de Cristo ao pé da letra e ficar deitados à espera de que tudo caia do céu.  É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza.  Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções.  E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos tiver deixado cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu.
            Não penses que estou fazendo o elogio do puro espírito contemplativo e da renúncia, ou que o povo deva viver narcotizado pela esperança da felicidade na “ outra vida”.   Há  na terra um grande trabalho a realizar.  É tarefa para seres fortes, para corajosos.  Não podemos cruzar os braços enquanto aproveitadores sem escrúpulos engendram os monopólios ambiciosos, as guerras e as intrigas cruéis.  Temos de fazer-lhes frente.
            É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência e sim com as do amor e da persuasão.   Considera a vida de Jesus.  Ele foi antes de tudo um homem de ação e não um puro contemplativo.
            Quando falo em conquista, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação.
            E quando falo em aceitar a vida não me refiro à aceitação resignada e passiva de todas as desigualdades, malvadezas, absurdos e misérias do mundo.  Refiro-me, sim, à aceitação da luta necessária, do sofrimento que essa luta  nos trará, das horas amargas e que ela forçosamente nos há de levar”.

1. Assinale a alternativa que indica a temática do texto.
a) a falta de ambição humana.
b) o descaso pelos elementos da natureza.
c) as desavenças que existem entre os homens.
d) o apego exagerado aos bens materiais, acarretando sérios transtornos à vida humana.
e) a incompreensão existente os seres da mesma geração.

2.  A resposta correta para a pergunta do 1º parágrafo é:
a) Constroem-se poucas moradias, atualmente.
b) Não há residências confortáveis para todas as pessoas.
c) Há muita discriminação, quanto à beleza das construções residenciais das cidades.
d) as pessoas  se sentem satisfeitas com o que possuem.
e) as construções materiais já não abrigam mais seres humanos dotados de sensibilidade.

3. Assinale a alternativa que indica a pessoa do discurso em que está escrito o texto.


a) 1ª
b) 2 ª
c) 3ª
d) 4ª
e) 5ª



4.  . “ Peço-te que pegues a minha Bíblia que está na estante de livros, perto do rádio e leias o Sermão da Montanha.”   A expressão em destaque da frase anterior está em linguagem padrão, pois:

a) Segue o jeito de falar da população em geral.
b) respeita a coloquialidade da língua
c) Respeita a regra gramatical de não começar frases com os pronomes oblíquos.
d) foi escrita por Érico Veríssimo.
e) pertence ao regionalismo gaúcho.

5. “Eles esquecem o que os homens têm de melhor:”   O verbo ter é acentuado pois indica:


a) singular
b) plural
c) ordem
d) fenômeno da natureza.
e) subjuntivo.



6. “De que serve construir arranha-céus, se não há mais almas humanas para morar neles?”  A frase está em linguagem:


a) conotativa
b) denotativa





7. Leia as afirmativas a seguir e componha a resposta certa assinalando:
I. Quero que abras os olhos Eugênio, que acordes enquanto é tempo – Na frase anterior a conjunção da ideia de lugar.
II. “Eles esquecem o que os homens têm de melhor:”  - A expressão em destaque funciona como pronome demonstrativo, pois pode ser lida como aquilo.
III.   na terra um grande trabalho a realizar. -   O verbo haver significa existir.
IV. Os homens deviam ler e meditar esse trecho – O pronome demonstrativo esse se refere ao sermão da montanha.

a) Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas II, III e IV estiverem corretas.
c) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I, III e IV estiverem corretas.
e) Se Todas as alternativas estiverem corretas.
  






  8. “ Não te será difícil achar, pois a página está marcada com uma tira de papel.”      Assinale a alternativa em que  aparece a classificação da oração em destaque da frase anterior.

a) oração coordenada sindética aditiva
b) oração coordenada sindética alternativa
c) oração coordenada sindética  adversativa
d) oração coordenada sindética explicativa
e)   oração coordenada sindética conclusiva.

9.  Assinale a alternativa em as palavras acentuam-se pela mesma regra de:  violência.


a) espírito
b) indispensável
c) fúria
d) trará
e) céu



Texto 2 - Exagerado


Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais”.


(Cazuza/Ezequiel Neves/Leoni)

 10.  Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que predomina na música:  Exagerdo.


a) hipérbole
b) metáfora
c) personificação
d) aliteração

e) sinestesia

Atividades sobre o Sermão dos peixes

1.  Leia as afirmativas relativas ao capítulo I de padre Antônio Vieira e depois responda assinalando a resposta correta.
I. Segundo o primeiro parágrafo, Cristo compara os pregadores ao sal da terra, pois tem o ofício de acabar com a corrupção.
II. Ainda no primeiro parágrafo Antônio Vieira busca descobrir as causas de existir tanta corrupção, apesar de serem muitos os pregadores.
III. Na historiografia literária encontramos Antônio Vieira como um dos principais representantes do Quinhentismo.
IV. No primeiro parágrafo fica muito evidente uma das características do período literário em questão que é o conceptismo que significa a defesa de uma ideia por meio de diversas formas de argumentação.
a) se somente I e II estiverem corretas
b) se somente III e IV estiverem corretas
c) se I, II e IV estiverem corretas
d) Se todas estiverem corretas

2. .  Leia as afirmativas relativas ao capítulo I de padre Antônio Vieira e depois responda assinalando a resposta correta.
I .” Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra” – Nesse trecho os pregadores são comparados ao sal da terra.  Nessa parte encontramos uma figura de linguagem chamada metáfora.
II. Na frase: “ É porque o sal não salga” encontramos uma figura de linguagem chamada antítese.
III. Na frase: “ a terra não se deixa salgar” está em linguagem conotativa – significa que os ouvintes não querem ouvir
IV. Na frase: “havendo tantos nela que têm ofício de sal” – As expressões em destaque referem-se aos pregadores.
a) se somente I e II estiverem corretas
b) se somente III e IV estiverem corretas
c) se I, II e IV estiverem corretas
d) Se todas estiverem corretas

3.  Assinale a alternativa em que não aparece uma causa da corrupção segundo o texto:
a) os pregadores não pregam a verdadeira doutrina.
b) os pregadores dizem uma cousa e fazem outra.
c) os pregadores se pregam a si e não a Cristo
d) os ouvintes servem a Cristo.

4 Assinale a alternativa que indica o correto referente da expressão em destaque na frase a seguir: “ Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra.”


a) Cristo
b) os pregadores
c) os ouvintes
d) os leitores.



5. Assinale a alternativa que indica o motivo pelo qual o verbo ter está acentuado na frase a seguir: “ havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção?”
a) singular                                      b) plural

6. Leia as afirmativas relativas a frase a seguir e depois assinales a respostas certa. “Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber.”
I. As expressões ou  destaque são conjunções coordenadas alternativas dão opções de o sal não ter surtido efeito.
II. Esse período é composto por várias orações, pois possui vários verbos.
III. Na última oração da frase, a expressão a  em destaque refere-se a doutrina.
IV. A oração sublinhada e em itálico está entre vírgulas porque é um aposto.
a) se somente I e II estiverem corretas
b) se somente III e IV estiverem corretas
c) se I, II e IV estiverem corretas
d) Se todas estiverem corretas

7.  Vieira pegou o exemplo de Santo Antônio por quê?
a) Em situação semelhante de falta de compreensão do evangelho por parte dos ouvintes, deu-se o Santo a honra de pregar aos peixes.
b) Vieira percebeu que sua eficiência retórica era pouca e fez uso do discurso do Santo
c) A conversão só depende do ouvinte
d) a conversão só depende do pregador

8. A frase bíblica que serviu de base ao sermão foi:


 a) Et pluribus unum
b) Dominus vobiscum
c) Cogito, ergo sum……
d) Vos estis sal terrae



9. As duas propriedades do sal são:


a) conservar e preservar
b) destruir e salgar
c) criar e destruir
d) preservar e corromper



10.  Todo o sermão de Santo Antônio aos Peixes é uma alegoria por quê?
a) os peixes são o contrário dos homens
b) os peixes revelam comportamentos que em nada os dignificam.
c) os peixes são personificações dos homens
d) os peixes nem se dignam ouvir o que lhes diz o pregador

11.  Neste sermão a que nos vimos referindo, Padre Antônio Vieira faz...
a) um elogio e uma crítica aos peixes.
b) uma violenta crítica aos peixes.
c) um enorme elogio aos peixes.
d) a defesa dos peixes enquanto exemplo de comportamento a seguir pelos homens.

12. “dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas virtudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios. E desta maneira satisfaremos às obrigações do sal”.  Na sequência do capítulo 2 ele faz:


a) um elogio aos peixes.
b) uma repreensão aos peixes
c) uma repreensão aos homens
d) a diferença entre o céu e o inferno