terça-feira, 23 de abril de 2013


 

 Soneto de fidelidade  -  (Vinicius de Moraes)

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

 

Por enquanto  - (Renato Russo)

Mudaram as estações

Nada mudou

Mas eu sei que alguma coisa aconteceu

Tá tudo assim, tão diferente

Se lembra quando a gente

Chegou um dia a acreditar

Que tudo era pra sempre

Sem saber

Que o pra sempre

Sempre acaba.

 

1.      Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta:

 

a)       não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

b)       acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

c)      entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

d)       concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

 

2.      No segundo verso do poema, no qual o poeta mostra como tratará o seu amor, as expressões “com tal zelo”, “sempre” e “tanto” dão, respectivamente, ideia de:

a)        modo – intensidade – modo.

b)        modo – tempo – intensidade.

c)         tempo – tempo – modo.

d)         finalidade – tempo – modo.

 

03.  Em “Por enquanto”, Renato Russo diz que “... o pra sempre / sempre acaba”. Essa ideia, no poema de Vi-nicius de Moraes, aparece no seguinte verso:

 

a) “Mas que seja infinito enquanto dure”.

b) “Quero vivê-lo em cada vão momento”.

c) “Quem sabe a morte, angústia de quem vive”.

d) “Quem sabe a solidão, fim de quem ama”.

 

04. Considerando o soneto de fidelidade assinale a alternativa cuja afirmação é incorreta

a) soneto é um poema de estrutura fixa composto de 2 quartetos e2 tercetos

b) O soneto possui 4 estrofes

c) A rima das duas primeiras estrofes se da entre o 1 e 4º e 2º e 3º versos

d)  O soneto possui 15 versos

 

05. A temática do soneto de fidelidade é:

a) a infidelidade

b) a paixão

c) o amor

d) a loucura

 

06. Considerando o soneto de fidelidade assinale a alternativa cuja afirmação é incorreta

            a) na 1ª estrofe o referente do dele no 4 verso é o amor

            b) na 1ª estrofe o eu poético se diz zeloso em relação ao seu amor de tal modo que mesmo que lhe apareça algo que possa vir a se encantar o amor possa se manter sempre maior

            c) no 5º verso o referente do lo  de vivê-lo é fidelidade

            d) o 6º verso o eu poético diz que irá cantar em louvou do seu amor

 

07. Considerando o soneto de fidelidade assinale a alternativa cuja afirmação é incorreta.

            a) E rir meu riso e derramar meu pranto – no verso há um pleonasmo, pois rir meu riso é como subir pra cima em relação de obviedade.

            b) no 8º verso em continuidade ao 7º  o eu poético diz que o amor lhe provocará sentimentos

            c) no verso 9 o eu poético fala da alegria e da tristeza

            d) na 3ª estrofe o assim introdutório seguido dos versos não conseguem ser entendidos sem a 4ª estrofe.

 

08. Considerando o soneto de fidelidade assinale a alternativa cuja afirmação é incorreta.

            a) a 3ª  estrofe fala  das possibilidades do tempo, através da solidão ou da morte, interferirem  na relação afetiva.

            b) a  4ª estrofe faz referência a 3ª estrofe deixando claro que o amor que o eu poético teve -  tive( passado) foi intenso enquanto durou.

            c) na 4ª estrofe, 13º verso diz que o amor é um sentimento imortal.

            d) no 13º verso temos uma metáfora e há uma comparação do amor com uma chama.

 

09.  A leitura atenta dos textos nos deixa claro algumas semelhanças, exceto que:

a)  as relações nunca se acabam

b) que os sentimentos podem mudar

c) são textos literários

d) a temática é o amor

 

10 . No verso: “Que não seja imortal, posto que é chama” na metáfora há uma comparação implícita que do amor com uma chama por quê?

a)      Nunca se apaga

b)      Pode se apagar já que não é para sempre

c)      Queima tudo

d)      É um sentimento constante

Nenhum comentário: