segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Um Pé de Milho.

Os americanos, através do radar, entraram em contato com a Lua, o que não deixa de ser emocionante. Mas o fato mais importante da semana aconteceu com o meu pé de milho. Aconteceu que, no meu quintal, em um monte de terra trazida pelo jardineiro, nasceu alguma coisa que podia ser um pé de capim - mas descobri que era um pé de milho. Transplantei-o para o exíguo canteiro da casa. Secaram as pequenas folhas; pensei que fosse morrer. Mas ele reagiu. Quando estava do tamanho de um palmo, veio um amigo e declarou desdenhosamente que aquilo era capim. Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana.
Sou um ignorante, um pobre homem da cidade. Mas eu tinha razão. Ele cresceu, está com dois metros, lança suas folhas além do muro e é um esplêndido pé de milho. Já viu o leitor um pé de milho? Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais - mas é diferente.
Um pé de milho sozinho, em um canteiro espremido, junto do portão, numa esquina de rua - não é um número numa lavoura, é um ser vivo e independente. Suas raízes roxas se agarram no chão e suas folhas longas e verdes nunca estão imóveis. Detesto comparações surrealistas - mas na lógica de seu crescimento, tal como vi numa noite de luar, o pé de milho parecia um cavalo empinado, de crinas ao vento e em outra madrugada, parecia um galo cantando.
Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho pendoou. Há muitas flores lindas no mundo, e a flor de milho não será a mais linda. Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma força e uma alegria que me fazem bem. É alguma coisa que se afirma com ímpeto e certeza. Meu pé de milho é um belo gesto da terra. Eu não sou mais um medíocre homem que vive atrás de uma chata máquina de escrever: sou um rico lavrador da rua Júlio de Castilhos.
BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. 36. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
1.      Assinale a alternativa que indica o fato que desencadeou a crônica:
a)      A ida dos americanos a lua.
b)      A descoberta de um pé de milho na lua
c)      A descoberta de um pé de milho no quintal do narrador
d)     A visita de um amigo

2.      Os americanos, através do radar, entraram em contato com a Lua, o que não deixa de ser emocionante. Mas o fato mais importante da semana aconteceu com o meu pé de milho. A conjunção em destaque é:
a)      Coordenada sindética aditiva
b)      Coordenada sindética adversativa
c)      Coordenada sindética alternativa
d)     Coordenada sindética explicativa

3.      Mas descobri que era um pé de milho. Transplantei-o para o exíguo canteiro da casa.  O referente da expressão em destaque na frase anterior é:...o pé de milho...............................................................

4.      Procure no dicionário o significado da palavra exíguo e coloque aqui apenas uma  palavra que é sinônima:
.pequeno..................................................................

5.      A crônica pode ser um gênero híbrido, que mistura narração e argumentação.  Nessa há o predomínio da narrativa.  Assinale a alternativa que indica o foco e o tipo de narrador dessa crônica:
a)      1ª narrador protagonista
b)      1ª narrador testemunha
c)      3ª narrador observador
d)     3ª narrador testemunha

6.      Assinale a alternativa em que não aparece uma comparação:
a)      o pé de milho parecia um cavalo empinado.
b)       parecia um galo cantando.
c)       Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho pendoou.
d)      Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar.

7.      Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente na frase a seguir: “Eu não sou mais um medíocre homem que vive atrás de uma chata máquina de escrever: sou um rico lavrador da rua Júlio de Castilhos.”
a)      Metáfora
b)      Personificação
c)      Hipérbole
d)     Pleonasmo

8.      Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem presente na frase a seguir: “Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar.”
a)      Metáfora
b)      Personificação
c)      Hipérbole
d)     Pleonasmo

9.      Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana.  Assinale a alternativa que indica a correta classificação da conjunção em destaque na frase anterior.
a)      Conjunção subordinada adverbial temporal
b)      Conjunção subordinada adverbial condicional
c)      Conjunção subordinada adverbial final
d)     Conjunção subordinada adverbial proporcional

10.  Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana. Os  verbos em destaque classificam-se respectivamente como  verbos de:
a)      Ação – ação
b)      Estado – fenômeno da natureza
c)      Estado – ação
d)     Fenômeno da natureza – fenômeno da natureza

11.  Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana Assinale a alternativa que indica a correta classificação da conjugação dos verbos em destaque, respectivamente:
a)      1ª conjugação
b)      2ª conjugação
c)      3ª conjugação
d)     4ª conjugação

12.  Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana.  Assinale a alternativa que indica o tempo e modo dos verbos em destaque na frase anterior:
a)      Presente do indicativo – presente do subjuntivo
b)      Pretérito imperfeito do indicativo  - pretérito imperfeito do indicativo
c)      Pretérito imperfeito do indicativo  - pretérito perfeito do indicativo
d)     Presente do subjuntivo – imperfeito do subjuntivo

13.  Quando estava com dois palmos, veio um outro amigo e afirmou que era cana
a)      Coordenada sindética aditiva
b)      Coordenada sindética adversativa
c)      Coordenada sindética alternativa
d)     Coordenada sindética explicativa

14.  Todas acentuam-se pela mesma regra, exceto;
a) número
b) esplêndido
c) inevitável
d) máquina

15. No final
a) o narrador cortou o pé de milho
b) sentiu-se feliz como um rico lavrador.
c) sentiu-se um homem medíocre

d) estava triste por ter que estar atrás de uma máquina de escrever

Nenhum comentário: