sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Texto 1 - A Terra está com febre.
      
Cientistas afirmam: piorou o aquecimento global.
Quando as pessoas estão com febre, se sentem mal, certo? Pois a Terra está com o mesmo problema. Só que, no caso do nosso planeta, o aumento da temperatura causa catástrofes, como enchentes, ciclones e secas, entre outros. Na semana passada, num trabalho feito por 2500 cientistas de 130 países para a Organização das Nações Unidas, a ONU, mostrou que não é mais possível impedir o planeta de parar de esquentar, e que o maior culpado é o ser humano.
O desmatamento e o uso de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) em veículos e indústrias liberam gás carbônico e outros gases no ambiente. Esses gases formam uma camada, que aquece o planeta, como uma estufa. Os cientistas apontam que, durante os cem anos do século 21, a temperatura do planeta pode aumentar de 1,1 a 6,4 graus Celsius.
Não parece muito, mas é. Na última Era do Gelo, há 12 mil anos, a temperatura era 5 graus mais baixa, e a Terra completamente diferente.
Seja qual for o cenário, haverá consequências como a redução da camada de neve dos polos a um ponto em que o Ártico poderia ficar totalmente sem gelo durante o verão.[...]
O Globo, 10/02/2007.

1. Assinale a alternativa que indica o tipo de pronome em destaque na frase a seguir. “Esses gases formam uma camada, que aquece o planeta”.


a) pronome pessoal do caso reto
b) pronome pessoal do caso oblíquo
c) pronome possessivo
d) pronome demonstrativo



2. Assinale a alternativa que indica uma causa do aquecimento global.


a) enchentes
b) ciclones
c) queima de combustíveis fósseis
d) secas



3. Assinale a alternativa que indica a função do que em destaque na frase anterior: Esses gases formam uma camada, que aquece o planeta


a)      Pronome relativo
b)      Conjunção integrante
c)      Conjunção explicativa
d)      Pronome interrogativo



4. Quando as pessoas estão com febre, se sentem mal, certo?


a)      Conjunção subordinada adverbial temporal
b)      Conjunção subordinada adverbial condicional
c)      Conjunção subordinada adverbial final
d)      Conjunção subordinada adverbial proporcional



5. Todas as palavras acentuam-se pela mesma regra, exceto:


a) catástrofe
b) carbônico
c) cenário
d) século



6. A linguagem do texto é:


a) regional
b) padrão
c) coloquial
d) popular



7. A finalidade do texto é:


a) divertir
b) informar
c) convencer
d) orientar



8.  Assinale a alternativa que indica o assunto do texto:


a) o aquecimento global causas e consequências.
b) os desmatamentos
c) os combustíveis fósseis
d) a redução das geleiras nos polos



9. Assinale a alternativa que indica a figura de linguagem que está presente no título do texto:


a) metáfora
b) hipérbole
c) personificação
d) comparação



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O que é o efeito estufa 

Efeito estufa é o nome dado à retenção de calor na Terra causada pela concentração de gases de diversos tipos. A intensificação desse fenômeno ocorre com a emissão de alguns poluentes e é responsável pelo aumento da temperatura média do planeta, o que pode causar sérios problemas ambientais.
Os gases estufa (que impedem a dispersão dos raios solares) de maior concentração na Terra são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos de clorofluorcarbono (CFC). A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e derivados), florestas e pastagens.
O mecanismo de retenção de calor na Terra é semelhante ao de uma estufa de plantas com teto de vidro, permitindo que a energia luminosa penetre na atmosfera e impedindo que a radiação proveniente da superfície aquecida do planeta se dissipe. 
A maioria dos gases causadores do efeito estufa também é gerada naturalmente na atmosfera terrestre e sem eles não haveria vida no planeta. O metano, por exemplo, é produzido na decomposição de matéria animal e vegetal.
O ritmo acelerado de industrialização e poluição, porém, aumentou a quantidade desses gases e afetou o equilíbrio ecológico. O simples crescimento demográfico, junto com o aumento do número de animais criados para alimentação e a decomposição dos dejetos orgânicos produzido são outra causa do problema.
O desmatamento de florestas também é um fator agravante, uma vez que as árvores absorvem dióxido de carbono.
É difícil prever a escala e os efeitos do aquecimento global provocado pelo efeito estufa, e há debates e estudos científicos ainda em andamento.
Segundo estimativas do Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média global subido em 0,6°C no século 20, e pode elevar-se em mais 1°C até 2030. Até 2090, a projeção indica aumento de até 4°C, caso medidas de prevenção não sejam tomadas.
Uma das consequências mais graves do efeito estufa é o derretimento de das camadas de gelo polares, que já vem sendo detectado. Caso esse problema se agrave, o nível do oceano pode subir cerca de um metro, inundando regiões densamente povoadas próximas aos deltas dos rios e fazendo desaparecer as ilhas e terrenos costeiros de baixa altitude.
Outro problema seria o superaquecimento da região equatorial e a alteração das zonas climáticas em seus limites de latitude, o que provocaria desertificação e afetaria áreas produtoras de alimentos.
Já há indícios de que algumas das alterações climáticas previstas por cientistas, como grandes inundações e secas, estejam começando a ocorrer. Pesquisas recentes sugerem que as temperaturas médias não se alteram necessariamente de forma gradual e contínua, podendo ocorrer "saltos" repentinos após períodos de estabilidade.
Vários tipos de solução vêm sendo propostas por cientistas e organizações ambientais.
Alguns são favoráveis à limitação do crescimento da indústria, do consumo e da população. Outros defendem medidas técnicas de combate às causas do efeito estufa ou de combate aos efeitos do aquecimento global, como por exemplo dispositivos para impedir que os gases poluentes emitidos industrialmente entrem na atmosfera: plantio maciço de árvores; sistemas de escoamento de águas etc.
A principal iniciativa internacional para tentar minimizar o problema é o Protocolo de Kyoto, um tratado assinado em 1997 que estabelece metas de redução na emissão dos gases estufa.

Fontes: Folha de S.Paulo e Nova Enciclopédia Ilustrada Folha

1.      Todas as palavras acentuam-se pela mesma regra, exceto:
a)      equilíbrio
b)     ecológico
c)      demográfico
d)     número

2.      Leia as afirmativas e componha a resposta certa assinalando as verdadeiras
I.                   Efeito estufa é o nome dado ao processo de retenção do calor na Terra em função da concentração de diversos gases.
II.                A retenção de gases aqui  na Terra traz apenas aspectos negativos para a vida no planeta.
III.              O metano é produzido na decomposição de matéria animal e vegetal.
IV.             O Protocolo de Kyoto é uma das principais iniciativas internacionais  para minimizar o problema e estabelecer metas de redução na emissão dos gases estufa.

a)      Se as alternativas I e II estiverem corretas
b)     Se as alternativas II e III estiverem corretas
c)      Se as alternativas I, III e IV estiverem corretas.
d)     Se somente a alternativa II estiver correta.

3.      Assinale a alternativa que não representa uma das causas do efeito estufa.
a) crescimento demográfico
b) industrialização
c) desmatamento de florestas
d) derretimento de das camadas de gelo polares.

4.      Assinale a alternativa que não representa uma das consequências do efeito estufa
a)      o derretimento de das camadas de gelo polares
b)     o nível do oceano pode subir
c)      a poluição
d)     desertificações

5. Os gases estufa são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e compostos de clorofluorcarbono (CFC). A maioria deles é proveniente da queima de combustíveis fósseis.  Assinale a alternativa que indica qual o referente do termo em destaque na frase anterior:
a) o dióxido de carbono
b) os gases estufa
c) o metano

d) o óxido nitroso

Aquecimento global já afeta ecossistemas

Tarde demais para lamentações. O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há, pelo menos, três décadas, alerta um grupo de pesquisadores da Europa e dos EUA. Num estudo publicado hoje na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com), a equipe realizou o maior balanço já feito dos impactos da mudança climática sobre fauna e flora em diferentes regiões do globo. A conclusão é que o aumento nas temperaturas médias, de 0,6°C no último século, tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70, no mínimo. “A questão da mudança climática é sempre discutida como uma previsão do futuro, baseada em modelos de computador”, disse à Folha Gian-Reto Walther, da Universidade de Hamburgo (Alemanha), coordenador do estudo.
A compreensão clara de que nós já vivemos num período de mudança climática, com impactos óbvios nos ecossistemas, ainda não existe em grande parte do público, afirmou o pesquisador. Os tais “impactos óbvios” variam de acordo com o ecossistema: nos Alpes, florestas inteiras estão se deslocando montanha acima à razão de 1 a 4 metros por década. Em algumas ilhas da Antártida, períodos de degelo cada vez maiores têm permitido que plantas e microrganismos até então inexistentes passassem a colonizar o ambiente. E o atraso na chegada do inverno às regiões temperadas do hemisfério Norte enlouqueceu o calendário migratório de diversas espécies de aves e de borboletas.
[...] efeitos mais sutis e perversos. [...] branqueamento dos recifes de corais...
[...] tartarugas-pintadas [...] Como acontece entre alguns répteis, esses animais são transexuais até certa fase do desenvolvimento embrionário. A definição do sexo na ninhada depende de uma temperatura crítica no mês de julho (verão no hemisfério norte). “A produção de machos estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas).
[...] tudo isso se traduz em uma palavra: extinção. [...]
[...]
[...] estoques de Krill no oceano Austral e atum-de-barbatana-azul.
O aquecimento global tem afetado a reprodução do primeiro e o estoque e padrão de migração do segundo. Além de espécies fundamentais para a cadeia alimentar marinha, ambos são espécies comerciais que têm ficado cada vez mais escassas nos últimos anos, com prejuízos para a indústria pesqueira.
[...]
Tudo isso, destaca Walther, aconteceu com o aquecimento aparentemente pequeno. “Para as próximas décadas, a previsão é que a temperatura suba mais que o dobro desse valor”, dando uma pista sobre onde o planeta poderá parar.
FONTE: ÂNGELO, C. Folha de S. Paulo, domingo, 15/07/01. p. A19.

01.  Todas as palavras acentuam-se pela mesma regra, exceto:
a)      Próximas.
b)      Climática
c)      Décadas
d)     Embrionário

2.  De acordo com o Texto I, é CORRETO concluir que o tema aborda
 A) as facilidades causadas pelo ecossistema e pelo aquecimento global
 B) as mudanças causadas pelo ecossistema nos EUA.
C) os prejuízos causados aos ecossistemas pelo aquecimento global.
 D) os prejuízos causados pelos pesquisadores dos Estados Unidos à fauna mundial.

02. Sobre o Texto I, são feitas as afirmações a seguir. Analise-as.
I. Trata-se de um texto narrativo, cujo objetivo é o de narrar uma história do ecossistema mundial.
II. O texto  é uma poesia,  pois apresenta estrofes e versos que tratam do aquecimento global.
 III. Trata-se de um texto dissertativo, pois o autor defende seu ponto de vista a respeito do aquecimento global.
 IV. Considerando que o texto foi escrito para Folha de S. Paulo seu objetivo foi o de informar o leitor a respeito dos problemas causados pelo aquecimento global.
Estão CORRETAS, apenas,
 A) II e III.
B) I, II e IV.
 C) I e II.
D) III e IV.

03.  Assinale a alternativa que não condiz com o texto:
A) O aumento nas temperaturas médias de 0,6°C no último século tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70.
B) As mudanças climáticas são um problema futuro.
C) O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há três décadas.
D) Em algumas ilhas da Antártida, períodos de degelo cada vez maiores têm permitido que plantas e microrganismos até então inexistentes passassem a colonizar o ambiente.

04. Assinale a alternativa que não se constitui em exemplo dos efeitos do aquecimento global aos ecossistemas.
A) O atraso na chegada do inverno às regiões temperadas do hemisfério Norte enlouqueceu o calendário migratório de diversas espécies de aves e de borboletas.
B) “A produção de machos de tartarugas pintadas estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas.”
C) A previsão é que a temperatura suba mais que o dobro desse valor, dando uma pista sobre onde o planeta poderá parar.
D) O aquecimento global tem afetado a reprodução  de Krill no oceano Austral e o estoque e padrão de migração do atum-de-barbatana-azul segundo.

05. [...] tartarugas-pintadas [...] Como acontece entre alguns répteis, esses animais são transexuais até certa fase do desenvolvimento embrionário. A definição do sexo na ninhada depende de uma temperatura crítica no mês de julho (verão no hemisfério norte). “A produção de machos estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas. Fica subentendido da leitura dessa parte que:
A) a produção de tartarugas fêmeas depende do inverno.
B) A produção de tartarugas machos depende do verão.
C) A produção de tartarugas machos depende do inverno.
D) A produção das tartarugas pintadas independe da temperatura externa do planeta.