sexta-feira, 16 de outubro de 2015


Aquecimento global já afeta ecossistemas

Tarde demais para lamentações. O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há, pelo menos, três décadas, alerta um grupo de pesquisadores da Europa e dos EUA. Num estudo publicado hoje na revista científica britânica “Nature” (www.nature.com), a equipe realizou o maior balanço já feito dos impactos da mudança climática sobre fauna e flora em diferentes regiões do globo. A conclusão é que o aumento nas temperaturas médias, de 0,6°C no último século, tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70, no mínimo. “A questão da mudança climática é sempre discutida como uma previsão do futuro, baseada em modelos de computador”, disse à Folha Gian-Reto Walther, da Universidade de Hamburgo (Alemanha), coordenador do estudo.
A compreensão clara de que nós já vivemos num período de mudança climática, com impactos óbvios nos ecossistemas, ainda não existe em grande parte do público, afirmou o pesquisador. Os tais “impactos óbvios” variam de acordo com o ecossistema: nos Alpes, florestas inteiras estão se deslocando montanha acima à razão de 1 a 4 metros por década. Em algumas ilhas da Antártida, períodos de degelo cada vez maiores têm permitido que plantas e microrganismos até então inexistentes passassem a colonizar o ambiente. E o atraso na chegada do inverno às regiões temperadas do hemisfério Norte enlouqueceu o calendário migratório de diversas espécies de aves e de borboletas.
[...] efeitos mais sutis e perversos. [...] branqueamento dos recifes de corais...
[...] tartarugas-pintadas [...] Como acontece entre alguns répteis, esses animais são transexuais até certa fase do desenvolvimento embrionário. A definição do sexo na ninhada depende de uma temperatura crítica no mês de julho (verão no hemisfério norte). “A produção de machos estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas).
[...] tudo isso se traduz em uma palavra: extinção. [...]
[...]
[...] estoques de Krill no oceano Austral e atum-de-barbatana-azul.
O aquecimento global tem afetado a reprodução do primeiro e o estoque e padrão de migração do segundo. Além de espécies fundamentais para a cadeia alimentar marinha, ambos são espécies comerciais que têm ficado cada vez mais escassas nos últimos anos, com prejuízos para a indústria pesqueira.
[...]
Tudo isso, destaca Walther, aconteceu com o aquecimento aparentemente pequeno. “Para as próximas décadas, a previsão é que a temperatura suba mais que o dobro desse valor”, dando uma pista sobre onde o planeta poderá parar.
FONTE: ÂNGELO, C. Folha de S. Paulo, domingo, 15/07/01. p. A19.

01.  Todas as palavras acentuam-se pela mesma regra, exceto:
a)      Próximas.
b)      Climática
c)      Décadas
d)     Embrionário

2.  De acordo com o Texto I, é CORRETO concluir que o tema aborda
 A) as facilidades causadas pelo ecossistema e pelo aquecimento global
 B) as mudanças causadas pelo ecossistema nos EUA.
C) os prejuízos causados aos ecossistemas pelo aquecimento global.
 D) os prejuízos causados pelos pesquisadores dos Estados Unidos à fauna mundial.

02. Sobre o Texto I, são feitas as afirmações a seguir. Analise-as.
I. Trata-se de um texto narrativo, cujo objetivo é o de narrar uma história do ecossistema mundial.
II. O texto  é uma poesia,  pois apresenta estrofes e versos que tratam do aquecimento global.
 III. Trata-se de um texto dissertativo, pois o autor defende seu ponto de vista a respeito do aquecimento global.
 IV. Considerando que o texto foi escrito para Folha de S. Paulo seu objetivo foi o de informar o leitor a respeito dos problemas causados pelo aquecimento global.
Estão CORRETAS, apenas,
 A) II e III.
B) I, II e IV.
 C) I e II.
D) III e IV.

03.  Assinale a alternativa que não condiz com o texto:
A) O aumento nas temperaturas médias de 0,6°C no último século tem provocado desde mudanças no ciclo de crescimento das plantas até a migração forçada de espécies para zonas mais amenas desde a década de 70.
B) As mudanças climáticas são um problema futuro.
C) O aquecimento global já está afetando ecossistemas do mundo inteiro há três décadas.
D) Em algumas ilhas da Antártida, períodos de degelo cada vez maiores têm permitido que plantas e microrganismos até então inexistentes passassem a colonizar o ambiente.

04. Assinale a alternativa que não se constitui em exemplo dos efeitos do aquecimento global aos ecossistemas.
A) O atraso na chegada do inverno às regiões temperadas do hemisfério Norte enlouqueceu o calendário migratório de diversas espécies de aves e de borboletas.
B) “A produção de machos de tartarugas pintadas estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas.”
C) A previsão é que a temperatura suba mais que o dobro desse valor, dando uma pista sobre onde o planeta poderá parar.
D) O aquecimento global tem afetado a reprodução  de Krill no oceano Austral e o estoque e padrão de migração do atum-de-barbatana-azul segundo.

05. [...] tartarugas-pintadas [...] Como acontece entre alguns répteis, esses animais são transexuais até certa fase do desenvolvimento embrionário. A definição do sexo na ninhada depende de uma temperatura crítica no mês de julho (verão no hemisfério norte). “A produção de machos estaria potencialmente comprometida mesmo com aumentos modestos (2 a 4ºC) nas temperaturas. Fica subentendido da leitura dessa parte que:
A) a produção de tartarugas fêmeas depende do inverno.
B) A produção de tartarugas machos depende do verão.
C) A produção de tartarugas machos depende do inverno.
D) A produção das tartarugas pintadas independe da temperatura externa do planeta.


Nenhum comentário: