sexta-feira, 6 de junho de 2008

Preparando a leitura dos Clássicos no Ensino Fundamental

Buscando estimular a leitura de autores consagrados da Literatura Brasileira e ,nesse ano, em especial a leitura de obras de Machado de Assis adaptei para leitura expressiva algumas obras de Machado de Assis, as quais servem também de pretexto para estudo dos textos.

Penso que assim estarei mediatizando e criando oportunidade de entender esse tão renomado escritor.

Para estudar profundamente as obras desse escritor temos que ter em mente as características sempre presentes em suas obras. O hábito de dialogar com os leitores, o humor e sua temática sempre recorrente que é a questão da essência e da aparência.

A leitura das adaptações das obras de Machado de Assis que fiz permitem que os leitores percebam como a questão temática se evidencia nas obras. Por trás de grandes causas quase sempre aparecem outras bandeiras nem sempre tão nobres.

A leitura atenta de: A Cartomante com o triângulo amoroso evidencia as relações sociais geralmente falsas Uma pessoa amiga pode estar lhe traindo. O Alienista com o tema da loucura questiona a sociedade atual, nessa nossa nossa sociedade de consumo, quem é efetivamente louco? No Enfermeiro o tema é retomado. Por trás de uma alma boa pode se esconder um instinto assassino. E em Memórias Póstumas de Brás Cubas a questão da essência e da aparência vem a tona com muito mais força.

Primeiro a estratégia de usar o recurso do defunto autor

Nenhum comentário: