quarta-feira, 23 de setembro de 2009


Proposta didática – Ensino Médio:Trabalhando a língua com humor
. Profa. Elaine Walker (CRE -Ijui);
. Profa. Maria Júlia Macagnan(UNIJUI)

Textos: 1 – Letra da música Repartindo a tarecama, de Davi Menezes.
2 – Piada – Crise da meia idade, internet.
3 – HQ – As típicas coisas horríveis de uma ex-esposa ressentida, de
Maitena.
TEXTO 1
Repartindo a Tarecama - David Menezes
(Música mais popular da Coxilha Nativista de Cruz Alta)
Já são quase 20 ano que sou tua por inteira
agüentando teus fiasco, cara feia e borracheira
hoje que estou chairada pra você perdi valor.
Assim não suporto mais eu só quero é amor. (Falado – imitando voz feminina)

Quando a cousa se atravessa
Vou te contar meu ermão
Deu a boba na muié
Pediu a separação
Vamo faze um acordo
Eu gritei pela janela
Repartimo a tarecama
Tudo bem me disse ela. (Cantado)

Comecemo pelos bicho: Pode levar o Totó
Deixo o Mimi e a Cocota assim não fico tão só
leva as bota de borracha o bodoque e a tua canha,
mas me deixa querosena e aquele resto de banha. (Falado – imitando voz feminina)

Leva esse pala véio e o teu baraio de truco
Deixa a jarra de matéria onde eu faço os meus Kisuco
Já separei num saquinho meus creme e as vitamina
Levo óleo de capincho e o vidro de infalivina. (Falado – imitando voz feminina)

Fica o tacho e as panela bem assim ela me disse
as cuia a bomba e bacia e as fita da Berenice
o fogão e a caçarola mais o colchão e o machado
Mas pode levar as Solinge e o quadro do colorado. (Cantado)

Leva as pilha e deixa o rádio e a tua frigideira
a gamela as morcia a lanterna e a cristaleira
Só me falta ela quere a minha coleção de bolita
meu serrote e o cantil os guides e o toca fita. (Cantado)
Vou ficar com o baú pra guarda minhas pantalona
Pode levar o teu sepo, a enxada e a cambona.
Consome com esse pelego. (Falado – imitando voz feminina)

me falou bem nesse tom (Cantado)

E me deixa uns cinco pila pra pagá a muié do Avom (Falado – imitando voz feminina)

Tá bem justa a divisão tu não acha seu coió
Pode seguir o teu caminho vai campiá outra bocó (Falado – imitando voz feminina)

Que mulher desaforada me deixou sem um vintém
Mas tá bom não demo bola, um dia a volta vem. (Cantado)

A - Pré-leitura

Colocar no quadro o nome da música e de seu compositor; solicitar que levantem hipóteses sobre a possível abordagem do texto; anotar as hipóteses; questionar o que sabem sobre seu autor e intérprete; ouvir a música e entregar a letra impressa aos alunos, para que leiam e confirmem ou não as hipóteses levantadas.

B – Atividades de leitura

1. Qual a temática da música?
2. Que aspecto do tema, a letra da música problematiza? A partir da ótica de quem?
3. Pode-se deduzir a situação sócio-econômica do casal? Como você a descreveria? Exemplifique.
4. A letra da música reproduz um diálogo entre um casal, portanto, da oralidade. Identifique, exemplifique e comente algumas dessas passagens, observando como definiria esse nível de linguagem.
5. Podemos caracterizar o perfil físico e psicológico dos personagens? Como os caracterizaria?
6. Quem tomou a iniciativa da separação? E qual foi a proposta do outro?
7. Que expressões usadas pelos personagens revelam falas tipicamente regionais? De que outras formas poderiamos dizë-las?
8. Na divisão dos bens entre o casal percebe-se uma distinção muito clara de um lado prático e de outro mais para a diversão. Comente.
9. São usadas na letra da música expressões que denunciam uma linguagem antiga. Você concorda? Identifique e comente.
10. Mesmo na aparente precariedade, a personagem feminina demonstra ter suas vaidades. Em que passagens podemos identificar isso?
11. “...as fitas da Berenice” remete a que? Esse recurso se chama intertextualidade, diálogo entre textos. Comente, trazendo uma outra passagem que dialoga com uma marca de produto muito conhecida das mulheres em geral.
12. Nos últimos versos, tanto da fala do marido, quanto da esposa, aparecem recados (ameaças, desejos...) de um para o outro. Quais são? Comente, considerando seu conhecimento de mundo, e observando se isso e normal nessas situações.




C - Produção textual

1 – Pesquise quem é o cantor nativista Davi Menezes, seu estilo, suas principais músicas, sua trajetória artística. Faça em forma de biografia e apresente aos colegas.

2 – Pesquise sobre a última Coxilha Nativista, ocorrida este ano em Cruz Alta, e elabore um texto de opinião destacando porque essa música ficou tão popular.

3 - Reescreva a letra da música passando-a para a linguagem culta. Após isso, analise e comente se a referida música causaria o mesmo impacto e se tornaria tão popular. Observe onde esta a ironia e o humor da mesma. Apresente o resultado de suas observações em forma de resenha critica.

4 - Você conhece uma história de separação semelhante? Relate ou transforme-o numa crônica, procurando destacar os episódios engraçados e inusitados da divisão ‘da tarecama’.

5 - Faça uma paródia da letra dessa música, trabalhando o tema: escola.

6 – Elabore um texto, em forma de ensaio, analisando/comentando/opinando sobre as dificuldades de convivência entre os sexos, abordando possíveis razões para a vulnerabilidade das relações e a falta de tolerância.

7 – Desenhe os personagens como você imagina que eles sejam e em seguida, transforme a letra da música numa HQ.

8 - Imagine que duas vizinhas tenham ouvido o diálogo do casal sobre a separação. Faça um novo texto que inclua o diálogo dos comentários da separação.

9 - Imagine que a mulher do personagem da letra da música tenha recebido um bilhete anônimo antes de ter pedido a separação. Imagine e descreva o teor desse bilhete

Nenhum comentário: