quarta-feira, 23 de setembro de 2009


TEXTO 3
Diálogo entre textos

a) O título do texto em questão permite estabelecer alguma relação com os textos trabalhados anteriormente? Comente.
b) Que expressões do título permitem inferir as características psicológicas da personagem em questão? Essas características são positivas ou negativas? Normalmente estes tipos adjetivos são usados para que? Comente.
c) Como você vê quem produziu o texto em análise foi uma mulher. A que você atribui a intenção de ela ter produzido este texto? Você conhece outras produções desta autora?
d) O texto ‘Repartindo a tarecama’ foi produzido por um homem, com a deliberada intenção de provocar/polemizar. Em que aspecto pode-se dizer que o texto de Maitena se parece com de Davi Menezes?
e) A piada trabalhada anteriormente traz um enfoque masculino. Releia o título da HQ de Maitena e analise se há um ponto de contato entre a ameaça da personagem feminina da piada com as ‘coisas horríveis’ que a autora da HQ abordará no texto a seguir.

Leitura do texto

Lida a HQ de Maitena, a hipótese levantada a partir do titulo, na questão anterior, confirma-se? Comente.

Esquadrinhando o texto de Maitena (compreensão, interpretação, interação e
extrapolação)

1. Qual a temática do texto?
2. Quantos quadros compõem a HQ?
3. Quais as seis coisas típicas de uma mulher ressentida?
4. Considerando nosso conhecimento de mundo, sabemos que normalmente as separações envolvem dois campos: o econômico e o afetivo. Podemos visualizar esses dois blocos no texto em questão? Quantos quadros exemplificam esses blocos e como isso se manifesta?
5. Por que os personagens dos quadros não são iguais? O que isso significa?
6. Por que o último quadrinho surpreende?
7. Qual a relação que existe entre essa HQ com os textos anteriores? E do ultimo quadro da HQ com os referidos textos?

Analisando o funcionamento do texto

1.Indique a alternativa em que não há relação de coerência entre a frase e o que é dito posteriormente.
a) Procurar um advogado feroz para tirar tudo o que ele tem. – A expressão em destaque poderia ser substituída por aquilo, sem alteração de sentido.
b) Procurar um advogado feroz para tirar tudo o que ele tem. - A expressão em destaque poderia ser substituída por a fim de, sem alteração de sentido.
c) Não deixar que ele entre na sua casa. – A expressão em destaque refere-se ao ex-marido.
d) Manipular os horários de visita dos filhos para estragar o fim de semana dele. - A expressão em destaque poderia ser substituída por logo, sem alteração de sentido.

2. No diálogo do primeiro quadrinho, a quem se referem as expressões dele e isso?

3. “...não, pai, a mãe disse que não pode me visitar porque você pode pegar uma doença...” .
a) Nesta fala do terceiro quadrinho poderíamos suprimir a primeira expressão em destaque e substituir a segunda, por ‘pois’ sem alterar o sentido do texto? Explique.
b) Considerando que o excerto acima reproduz uma fala, reescreva-o num discurso indireto.

4. “Não deixar que ele entre na sua casa”.‘Sua’, de quem? Que critérios você usou para chegar a essa resposta? Isso indica o quê?

5. Na fala da ex-mulher do penúltimo quadrinho a expressão ou dá idéia de que?


Produção Textual

1. Imagine tudo o que a mulher do quadro três pensou e faça um monólogo.

2. Imagine a discussão que se travou com as imposições postas no quadro 4 e faça um diálogo de continuação ao quadro.

3. Dê continuidade ao diálogo começado no quadro 5.

4. Imagine o diálogo que se travou entre o casal do último quadro tentando rememorar os acontecimentos de quando se conheceram e de continuidade a essa conversa, dando o tom que desejar.

5. Dê continuidade a lista de ‘coisas horríveis’ possíveis de serem feitas por uma ex-esposa ressentida. Ilustre.

6. Tendo como referência a HQ trabalhada, crie uma lista de ‘coisas horríveis’ de um ex-marido ressentido. Ilustre.

7. Você conhece alguma história de ‘coisas horríveis’ feitas por algum ex-marido? Relate.

8. Você conhece a obra da escritora argentina Maitena? Faça uma pesquisa sobre a autora e apresente aos colegas.

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