segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Texto1 - Drogas na esquina
Por: Walcyr Carrasco29/04/2011 às 23:50 - Veja São Paulo
A maioria dos pais não tem ideia de como seus filhos entram em contato com as drogas. Eles gostam de pensar em traficantes perversos, verdadeiros lobos maus disfarçados de coelhinhos. Bobagem. A garotada experimenta sua primeira droga ilícita através dos coleguinhas de escola, com a turma nas baladas. Ou mesmo dentro da própria família. Nunca me esquecerei do depoimento de um pai em uma palestra que dei no interior de São Paulo. Quando afirmei que as drogas estão mais próximas do que se pensa, o homem se ergueu chorando:
— Meu filho faleceu de aids. Ele contraiu o vírus em seringas compartilhadas. Mais tarde descobri que o meu irmão, seu tio, foi quem o levou ao consumo.
Emudeci. A plateia ficou em silêncio. O que dizer diante do sofrimento daquele homem? Da curiosidade ao vício, o roteiro é conhecido. O adolescente falta às aulas. Fica trancado no quarto ou some com a galera. Pede grana extra. Finalmente, algo de valor desaparece da casa. E aí a família reage... demitindo a empregada! É sempre a primeira suspeita. Uma conhecida cuja filha chegou a ser internada lastimou-se:
— Ainda não entendo como não percebi. Ela mudou de comportamento, rebelava-se o tempo todo, sumia. E eu achava que era uma fase.
Para alguns adolescentes, o uso de drogas parece normal. (...) como se fosse um ritual de iniciação ao mundo dos adultos. Já ouvi pais dizer:
— A maconha é menos perigosa que o cigarro.
Pode até ser, embora eu duvide. Nunca vi um fumante convencional se tornar uma pessoa lerda, com pensamentos vagos, como o usuário de maconha. E a maconha vem misturada, ninguém sabe com o quê. E também, se algo é menos perigoso, não significa que seja bom. Também ouço outro tipo de defesa:
— A bebida é muito pior que qualquer droga.
Concordo. O alcoólatra destrói a própria vida. Mas a maioria das pessoas bebe só socialmente. As drogas parecem produzir reações químicas em que a dependência é quase imediata. Mais que isso: drogas são proibidas. Para comprá-las é preciso dialogar com traficantes, entrar no submundo do crime. Quem deve no bar, no máximo ganha um esculacho do gerente. No caso das drogas, leva tiros.
Durante anos conheci um produtor de teatro, sério, competente. Há algum tempo soube que estava nas ruas após cair no crack. Muitas carreiras, inclusive artísticas, são destruídas. A pessoa começa a faltar ao trabalho, a não cumprir compromissos. Torna-se impossível trabalhar com ela. No caso de famosos, a situação é abafada até o possível. Algumas vezes vem à tona, como no caso do cantor que engoliu pilhas.
Uma coisa eu sei: a educação começa em casa. Pais carinhosos conseguem estabelecer uma relação de amor e confiança com os filhos. E saber o que está acontecendo. Talvez seja impossível resolver a questão da droga no planeta. Mas é dentro de casa que se dá o primeiro passo.

1 .Todas as alternativas apontam para possíveis consequências do uso de drogas, exceto:
(A) Morrer vítima da Aids em função de compartilhar seringas.
(B) Muda radicalmente de comportamento, rebelando-se o tempo todo.
(C) Objetos da casa começam a desaparecer misteriosamente.
(D) “Meu irmão, seu tio, levou meu filho ao uso de drogas”.

2. Leia as afirmativas a seguir e componha a resposta certa assinalando:
I. A maioria dos pais tem ideia clara de como os filhos entram em contato com o mundo das drogas.
II. O travessão do 2 º parágrafo indica a fala de um pai presente em uma palestra do autor do texto.
III. “Se algo é menos perigoso, não significa que seja bom.”   A frase caracteriza uma opinião.
IV. “Quando afirmei que as drogas estão mais próximas do que se pensa, o homem se ergueu chorando”.  A conjunção em destaque dá ideia de tempo.
(A) Se as alternativas I e II estiverem corretas
(B) Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.
(C ) Se as alternativas II, III e IV estiverem corretas.
(D) Se todas as alternativas estiverem corretas.

3. “As drogas parecem produzir reações químicas em que a dependência é quase imediata. Mais que isso: drogas são proibidas. Para comprá-las é preciso dialogar com traficantes, entrar no submundo do crime.”  Assinale a alternativa que indica o correto referente da expressão em destaque da frase anterior.
(A) As drogas
(B) reações químicas
(C) dependência
(D) traficante

4. “Da curiosidade ao vício, o roteiro é conhecido”.  Assinale a alternativa que representa uma exceção a ele.
(A)  Pede grana extra ou furta em casa
(B)  Tranca-se no quarto ou some com a galera
( C) Torna-se extremamente carinhoso, obediente e prestativo
(D) Falta às aulas.

5. Assinale a alternativa que indica o parágrafo construído por exemplificação.
(A) 1
(B) 8
(C) 9

(D) 10

Nenhum comentário: