domingo, 10 de abril de 2016

Autorretrato

Nós e as Várias Caras do Planeta
Texto 1 Retrato - (Cecília Meireles)

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio tão amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas,
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa e fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?"

1. Leia as alternativas e componha a resposta certa assinalando.
I. O eu poético escreve o poema em 3ª pessoa
II. A temática é o envelhecimento e as suas consequências
III. A repetição de termos como o “assim” e o  “ nem” imprimem ao poema um ritmo lento como o agir do eu poético.
IV. O eu poético é uma jovem.
a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas
b) se somente as alternativas II e III estiverem corretas
c) Se somente as alternativas I, III e IV estiverem corretas
d) Se todas as alternativas estiverem corretas.

2. Assinale a alternativa que indica o verso que fala que o eu poético não percebeu a passagem do tempo:
a) Eu não tinha este rosto de hoje.
b) Eu não dei por esta mudança
c) Eu não tinha estas mãos sem força
d) nem o lábio tão amargo

3. Leia as alternativas e componha a resposta certa assinalando.
I. Trata-se de um poema modernista, cuja autora é Cecília Meireles.
II. A temática é a juventude e suas mudanças
III. O verbo ter do 1º  verso está no passado e indica a passagem do tempo.
IV. O poema é composto de 3 estrofes.

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas
b) se somente as alternativas II e III estiverem corretas
c) Se somente as alternativas I, III e IV estiverem corretas
d) Se todas as alternativas estiverem corretas.

4. Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o poema:
a) A expressão "mãos sem força", que aparece no primeiro verso da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do "eu" poético diante de sua postura existencial.
b) As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas, sucedem-se a todo momento.
c) O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato, o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o "eu" poético olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado.
d) Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a noção de perda amorosa, abandono e solidão.
5. Assinale a alternativa em que a linguagem está empregada em sentido conotativo:
a) Eu não tinha este rosto de hoje.
b) Eu não dei por esta mudança
c) Eu não tinha estas mãos sem força
d) - Em que espelho ficou perdida
a minha face?"

6. - Em que espelho ficou perdida  a minha face?"A face pode ter se perdido no espelho através:


a) de uma imagem de lembrança
b) de uma luz
c) da quebra de um espelho
d) da  falta de luz.



7.Na frase:  “Eu não tinha este rosto de hoje” o verbo em destaque pertence a que conjugação verbal:


a) 1ª                 b) 2ª                 c) 3ª                 d) 4 ª



8. Na frase:  “Eu não dei por esta mudança” o verbo em destaque pertence a que conjugação verbal:

a) 1ª                 b) 2ª                 c) 3ª                 d) 4 ª

9. Faça o seu autorretrato.

10. Faça uma poesia descrevendo a si mesmo e fazendo o seu autorretrato.

Nenhum comentário: