domingo, 10 de abril de 2016

Texto desconversa II

TEXTO II
Como podemos destacar o papel do poder público no combate ao mosquito, já que essa epidemia não é uma coisa nova? Onde está o erro?
O erro está no modelo de desenvolvimento econômico que o Brasil adotou a 500 anos. Não é um erro do gestor atual, mas deste processo de desenvolvimento econômico, que privilegia o crescimento urbano acelerado e desorganizado sem o devido suporte dos instrumentos necessários para atender a população, como, por exemplo, coleta regular de resíduos sólidos, fornecimento de água de modo regular para consumo doméstico e a própria distribuição geográfica de vários espaços.
No combate ao Aedes aegypti, a educação da população também é um fator a ser explorado?
Sim, mas não a educação de ensino regular. Veja só, se você andar pela rua, vai cansar de ver gente jogando latinha fora do lixo. Enquanto persistir isso, não tem solução. A gente tem que se conscientizar. O brasileiro tem isso de se apegar a ilusões, só que a realidade nos confronta. Sabe o jogo do Brasil com a seleção alemã, o 7 a 1? Então. Nós estamos brincando de controlar o Aedes aegypti nesses trinta anos que tem dengue no Brasil. Tem todo esse tempo e nós estamos perdendo de 7 a 1 na luta contra esse mosquito. Nós estamos usando uma estratégia que não está dando certo. É claro que uma coisa ou outra, prefeito A ou prefeito B, uma greve na coleta do lixo, enfim, podem contribuir para a situação. Mas, para além disso temos que refletir o que está no cerne da questão, se é que queremos resolver o problema.
13. No texto 2 estamos diante de um gênero textual chamado:


a) artigo de opinião
b) carta argumentativa
c) entrevista
d) reportagem



14. Assinale a alternativa em que não aparece uma causa da calamidade.
a)  falta de coleta regular de resíduos sólidos
b) falta fornecimento de água de modo regular para consumo doméstico.
c) febre alta e cefaleia.
d) processo de desenvolvimento econômico, que privilegia o crescimento urbano acelerado e desorganizado.

15. “ O erro está no modelo de desenvolvimento econômico que o Brasil adotou a 500 anos.”  Assinale a alternativa que indica a conjugação verbal dos verbos em destaque da frase anterior.
a) 1ª                            b) 2ª                            c) 3ª                            d) 4ª.

16. “A gente tem que se conscientizar”. .”  Assinale a alternativa que indica a conjugação verbal dos verbos em destaque da frase anterior.
a) 1ª                            b) 2ª                            c) 3ª                            d) 4ª.

17. “A gente tem que se conscientizar”. Na frase anterior o verbo ter indica:
a) ação                        b) estado                     c) fenômeno da natureza.

18. “A gente tem que se conscientizar”.  .  Assinale a alternativa que indica o tempo e modo dos verbos em destaque na frase.


a) presente do indicativo
b) presente do subjuntivo
c) futuro do presente do indicativo
d) pretérito imperfeito do subjuntivo



19. A solução para o fim da epidemia está segundo o texto:


a) na escola regular
b) na conscientização de todos os cidadãos
c) a atitude do prefeito
d) a greve dos lixeiros.


 20. Você acha que é possível acabar com os mosquitos?  Quais as suas atitudes em relação ao problema e qual a sua consciência da necessidade de cuidados com a proliferação.  Faça um parágrafo sobre o assunto.

Nenhum comentário: