domingo, 15 de outubro de 2017

Por que a guerra é inevitável ?–Tulio Milman – ZH 15/08/2017.

Paralelamente ao desgaste interno, Trump teve entre seus maiores apoiadores de campanha os magnatas da indústria bélica.

No silêncio das madrugadas da Casa Branca, Donald Trump torce pelo pior. O presidente americano está sem ar. Cada vez que abre a boca, o mundo desaba. Pouco importa o que diz, nunca tem razão. A História é repetitiva. Nós é que não temos memória. Quando governos começam a desmoronar, precisam dar sinais de força. Nada melhor do que usar a força contra um inimigo que ameace o modo americano de viver. Ou que pareça ameaçar, como o Iraque nos tempos de Bush. 
 A Coreia do Norte é um presente de Natal antecipado para Trump. Ou a Venezuela, ou o Irã. Temer que se cuide.   A sensação é de que o presidente está, nesses dias, escolhendo qual o inimigo mais adequado, aquele que mostrará ao mundo e aos americanos que com Trump não se brinca. 
Paralelamente ao desgaste interno, Trump teve entre seus maiores apoiadores de campanha os magnatas da indústria bélica, que investe bilhões em pesquisa e em novas armas. Tudo o que eles querem é testá-las. E vendê-las.
            Munição tem prazo de validade. A máquina militar americana não pode parar. Anotem aí. É só uma questão de tempo. E de outras declarações infelizes que precisem ser esquecidas, como a mais recente, sobre as manifestações racistas na Virgínia. 
Quando os "nossos rapazes" embarcarem para os combates, haverá protestos em Nova York, Washington e na Califórnia. Mas quem decidiu a eleição foi um outro tipo americano. Esses homens tementes a Deus e provedores de suas famílias baterão palmas. Talvez, silenciosamente.  Nada como uma guerra depois da outra para dar uma virada no astral.

1. Leia as afirmativas a seguir e componha a resposta correta assinalando:
I . A tese defendida pelo autor é que a guerra é inevitável porque o presidente sofre um desgaste interno e precisa dar um sinal de força contra um inimigo que ameace o modo de viver americano já que foi financiado pela indústria bélica americana.
II. A guerra vai acontecer.  È uma questão de tempo,  segundo Tulio Milman.
III. O suporte do texto é a Revista Veja.
IV . O inimigo americano já está definido.

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I, II e III estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas II e IV estiverem corretas.

2.  Assinale a alternativa que não condiz com as ideias do texto.
a) O presidente americano foi eleito graças ao financiamento da indústria bélica americana.
b) O presidente Donald Trump tem feito declarações muito agradáveis.
 c) a guerra é inevitável porque o presidente sofre um desgaste interno e precisa dar um sinal de força contra um inimigo que ameace o modo de viver americano já que foi financiado pela indústria bélica americana.
d) A indústria bélica precisa testar e vender as novas armas.
e) O estímulo à guerra é uma política americana que já foi usada por George Busch.

3 .Assinale a alternativa que responde melhor a pergunta do título.
a) O presidente Donald Trump tem feito declarações muito infelizes.
b) o Presidente americano precisa incitar a guerra por que as armas tem prazo de validade.
c) O presidente precisa dar um sinal de força contra um inimigo que ameace o modo de viver americano já que foi financiado pela indústria bélica americana.
d) A indústria bélica precisa testar e vender as novas armas.
e) O estímulo à guerra é uma política americana que já foi usada por George Busch.

4.. Leia as afirmativas em relação a frase a seguir e componha a resposta certa assinalando: “A História é repetitiva”
I. O sujeito da frase é o Donald Trump
II. O predicado é:  “é repetitiva”.
III O predicado é verbal
IV. O predicado é nominal

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I, II e III estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas II e IV estiverem corretas.

Texto 2
A ameaça de uma bomba atômica está mais viva do que nunca. Os conflitos étnicos mataram quase 200 chineses só no mês de julho. Agora uma boa notícia: a paz mundial pode estar a caminho. Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi. Cerca de 250 mil pessoas morrem por ano em consequência de algum conflito armado. É bem menos do que no século 20, que teve 800 mil mortes anuais em sua 2ª. metade e 3,8 milhões por ano até 1950.
O que aconteceu? O psicólogo Steven Pinker diz que o aumento do número de democracias ajudou. Assim como a nossa saúde: como a expectativa de vida subiu, temos mais medo de arriscar o pescoço. Até a globalização teria contribuído: um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante, diz Pinker.
Revista Superinteressante
5. “Segundo estimativas de pesquisadores, o mundo está bem menos sangrento do que já foi.”  Assinale a alternativa que apresenta paráfrase mais adequada da frase acima, considerado o contexto.
a) O mundo já não está tão catastrófico, é o que provam os pesquisadores com suas estimativas.
b) Os relatórios de pesquisas confirmam a hipótese de que o mundo já foi mais agressivo.
c) A redução do número de mortes na sociedade foi de encontro aos cálculos dos estudiosos.
d) De conformidade com o que estimam os cientistas, a sociedade em geral já foi mais violenta do que hoje.
e) Os cientistas confirmam as estimativas: o mundo já deixou de ser sangrento.

6. É correto afirmar que o objetivo principal do texto é
a) apresentar dados numéricos a respeito do aumento da violência no mundo contemporâneo.
b) demonstrar as causas de mortes violentas a partir do início do século 20 e discutir as reais possibilidades de se resolver um problema que parecia não ter solução.
c) suscitar discussões a respeito do aumento da expectativa de vida após o início das democracias.
d) alertar a respeito do possível fim da paz mundial, considerando a iminente ameaça de bomba atômica.
e) refletir acerca da diminuição da violência no mundo, considerando tanto dados do passado, como alterações no modo de vida contemporâneo.
7. As duas ocorrências dos dois-pontos no segundo parágrafo podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido original do texto, respectivamente, por



a) portanto e porém.
b) pois e uma vez que.
c) logo e conquanto.
d) embora e não obstante.
e) porém e porque.




8. “Um mundo mais integrado é um mundo mais tolerante”. Leia as afirmativas relativas a frase anterior e componha a resposta correta assinalando:
I.  A frase é constituída de duas orações.
II. A frase é constituída de uma oração
III. Estamos diante de um período chamado composto
IV Estamos diante de um período simples.

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas II e IV estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas I, II e III estiverem corretas.

Texto 3
A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrada, generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas.
SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável. Disponível em: http://www.abqv.org.br.Acem: 22 jun. 2006 (adaptado).

9. No texto, menciona-se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída
A) apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência.
B) descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas.
C) indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada.
D) enumera fatos sucessivos em uma relação temporal.
E) mostra oposição e acrescenta ideias.

10 . A afirmação: “ È uma atitude desobrigada” refere-se a:


a) gentileza
b) educação
c) pessoas generosas e desprendidas
d) sociedade
e) leitor




Texto 4 - Stop Estupidez - Trio Ir Ao Povo



Às vezes eu fico pensando
O que será da gente
Nas mãos desses homens
Que nem parecem gente
Êta mundo velho
Mundo complicado
Preferem apostar nas guerras
Parece doença
Tá sobrando ódio
Falta consciência
Êta mundo louco
Mundo atrapalhado



Quantos bilhões que são desperdiçados
Destruindo tantas vidas inocentes
Em vez de usá-los no combate ao câncer
No combate à fome de tanta gente
Eu me pergunto o que será que falta
Pro homem acordar de vez
O amor grita
Stop estupidez




Paz, precisamos de paz
O mundo está carente de paz
E mais humanidade
Luz, precisamos de luz
O mundo está sedento de luz
E solidariedade
Stop estupidez
Chega de maldade.



11. No terceiro verso da segunda estrofe o pronome oblíquo: “ los” se refere a:


a) aos homens
b) aos bilhões desperdiçados
c) ao combate a fome
d) ao combate ao câncer
e) ao amor




12. Leia as afirmativas em relação a música Stop estupidez e componha a resposta certa assinalando:
I. O sujeito do verso: Preferem apostar nas guerras – é homens.
II. Nas mãos desses homens
     Que nem parecem gente
Nos versos acima existe uma figura de linguagem chamada de metáfora.
III. Na frase: “precisamos de paz”  as expressões em destaque funcionam como objeto direto.
IV. Na frase: “O mundo está carente de paz” o sujeito da frase é simples - o mundo.

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I e IV estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas I, II e III estiverem corretas.

13. Leia a frase: “O mundo está carente de paz” e as afirmativas referentes a ela e componha a resposta correta assinalando:
I A classificação do sujeito dessa frase é simples
II. O predicado é está carente de paz
III. A classificação do predicado é nominal
IV. De paz é um complemento nominal

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I e IV estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas I, II e III estiverem corretas.

Texto 5 - A Rosa de Hiroxima
                        Pensem nas crianças
                        Mudas telepáticas
                        Pensem nas meninas
                        Cegas inexatas
            5          Pensem nas mulheres
                        Rotas alteradas
                        Pensem nas feridas
                        Como rosas cálidas
                        Mas oh não se esqueçam
            10    Da rosa da rosa
                        Da rosa de Hiroxima
                        A rosa hereditária
                        A rosa radioativa
                        Estúpida e inválida
            15    A rosa com cirrose
                        A antirrosa atômica
                        Sem cor sem perfume
                        Sem rosa sem nada.
                                    Vinicius de Moraes, Antologia poética

14. Neste poema,
a) a referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto.
b) parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.
c) o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal.
d) o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular.
e) o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem

15. Leia as afirmativas em relação ao poema Rosa de Hiroshima e componha a resposta correta assinalando.
I. A expressão Rosa radioativa se refere a imagem formada quando da explosão da bomba atômica.
II. A expressão Rosa radioativa se refere aos problemas de  barulhos radioativos.
III. Após a explosão formou-se a imagem de uma rosa no céu que é uma metáfora,  porém as consequências da radioatividade geraram uma antítese da rosa. Sem nada
IV. Após a explosão a cidade se transformou  e ficou semelhante a rosa que é bela, tem perfume, tem vida.

a) Se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
b) Se somente as alternativas III e IV estiverem corretas
c) Se todas as alternativas estiverem corretas
d) Se somente as alternativas I e IV estiverem corretas.
e) Se somente as alternativas I e III estiverem corretas.

16. Assinale e alternativa em cujos versos aparece uma aliteração;
a) Pensem nas crianças
     Mudas telepáticas

b) Pensem nas meninas
     Cegas inexatas

c) Pensem nas mulheres
    Rotas alteradas

d) Pensem nas feridas
    Como rosas cálidas

e) Da rosa da rosa
    Da rosa de Hiroxima

17. Assinale e alternativa em cujos versos aparece uma comparação
a) Pensem nas crianças
     Mudas telepáticas

b) Pensem nas meninas
     Cegas inexatas

c) Pensem nas mulheres
    Rotas alteradas

d) Pensem nas feridas
    Como rosas cálidas

e) Da rosa da rosa
    Da rosa de Hiroxima

18. Em qual verso o  eu lírico não se contém e  “entra” dento do poema mostrando seu sentimento, a sua opinião:
a) Pensem nas crianças mudas telepáticas
b) Pensem nas feridas como rosas cálidas
c) Pensem nas meninas cegas inexatas
d) Mas oh não se esqueçam.

19. Todas as palavras acentuam-se pela mesma regra de telepáticas, exceto:


a) atômicas
b) estúpida
c) inválida
d) hereditária
e) cálidas




20. A temática do poema é:
a) os efeitos oriundo da bomba atômica jogada em Hiroshima  e de como ficaram os sobreviventes, a cidade e as gerações posteriores .
b) a rosa que cresce na cidade japonesa de Hiroshima e seus efeitos que provocam nas pessoas cegas e inválidas que lá vivem  
c) uma rosa que nunca existiu
d) as mulheres diferentes
e) as mulheres deficientes

Texto 6 “De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesiddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csoia iprotmatne é que a piremria e a úlmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plaravaa cmoo um tdoo.” Não, o trecho acima não foi publicado por descuido. Trata-se de uma brincadeira que está circulando na internet, mas que é baseada em princípios científicos: “O cérebro aplica um sistema de inferência nos processo de leitura. Esse sistema, chamado ‘sistema de preenchimento’, se baseia em pontos nodais ou relevantes, a partir dos quais o cérebro completa o que falta ou coloca as partes corretas nos seus devidos lugares”, explica o neurologista Benito Damasceno. Esse mecanismo não funciona apenas com a leitura: “Quando vemos apenas uma ponta de caneta, por exemplo, somos capazes de inferir que aquilo é uma caneta inteira”, diz Damasceno.

21. A reprodução de explicações do neurologista tem, no texto, o intuito de:
a) assegurar marcas de oralidade, necessárias ao texto jornalístico atual.
b) separar claramente as opiniões conflitantes - do jornalista e do especialista consultado - acerca do tema.
c) validar, por meio das palavras de um especialista, as informações divulgadas no texto.
d) evidenciar a discordância entre o discurso do leigo, presente no texto da internet, e o do cientista.
e) explicitar o caráter abstrato e tecnicista das descrições médicas, sempre distantes do uso coloquial da língua.

22. Assinale a alternativa correta sobre o primeiro parágrafo do texto.
a) É rigoroso na separação entre a exposição e a forma de exemplificação de um conceito.
b) Opera com um mecanismo que permite a demonstração prática da ideia defendida.
c) Divulga, com precisão técnica, uma descoberta científica recente, ao mesmo tempo em que indica formas de testá-la. d) Corresponde a um teste científico, que não inclui a exposição das hipóteses que o fundamentam.
e) Desenvolve um conceito teórico que tem sua aplicação exemplificada nos outros parágrafos.

23. Considere as seguintes afirmações sobre o segundo parágrafo.
I. A conjunção “mas” permite pressupor que conhecimentos científicos, geralmente, não se manifestam em brincadeiras. II. A negativa com que é iniciado tem a função de simular um diálogo com o leitor.
III. Os dois-pontos introduzem trecho que fundamenta a informação enunciada anteriormente.

 Assinale
a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
c) se apenas I e II estiverem corretas.
d) se apenas I e III estiverem corretas.
e) se apenas II e III estiverem corretas.

Texto 7.   Mandaram ler este livro... Se o tal do livro for fraquinho, o desprazer pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação. As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões. Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos. Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: Nada do que é humano me é alheio.
(Cláudio Ferraretti, inédito)

24. O sentido da frase Nada do que é humano me é alheio é equivalente ao desta outra construção:
a) O que não diz respeito ao Homem não deixa de me interessar.
b) Tudo o que se refere ao Homem diz respeito a mim.
c) Como sou humano, não me alheio a nada.
d) Para ser humano, mantenho interesse por tudo.
e) A nada me sinto alheio que não seja humano.

25. De acordo com o texto, a convicção despertada por uma leitura proveitosa é, precisamente, a de que a) sempre existe a possibilidade de as palavras serem profundamente reveladoras.
b) as palavras constituem sempre um movimento de profunda revelação.
c) é muito fácil encontrar palavras que sejam profundamente reveladoras.
d) as palavras sempre caminham na direção do outro, do mundo, de cada um de nós.
e) nenhuma palavra será viva se não provocar o imediato prazer do leitor.

26. Na frase: “Mandaram ler este livro “ Classifique o sujeito assinalando:


a) simples
b) composto
c) indeterminado
d) oculto
e) inexistente




27. Qual é a condição para a leitura de outros livros.


a) ser fraco
b) ser estimulante
c) ser obrigação
d) a convicção do livro ser importante



28. “As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões.”  Na frase a expressão em destaque funciona como:


a) artigo definido
b) pronome demonstrativo
c) pronome pessoal do caso oblíquo
d) artigo indefinido



29. “As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões.” Quando lemos a frase a leitura que devemos fazer para a expressão em destaque é:


a) aquelas experiências.
b) o leitor
c) a identificação
d) a familiaridade
e) ser necessário




30. “As experiências com que o leitor se identifica não são necessariamente as mais familiares, mas as que mostram o quanto é vivo um repertório de novas questões.” A expressão em destaque é uma conjunção que estabelece na frase relação de:


a) adição
b) alternância
c) oposição
d) explicação
e) conclusão




Texto 8.  As Leis da qualidade de vida.   Augusto Cury – adaptado.

Muitas pessoas nascem, crescem e morrem sem nunca ter tido um romance com a própria história.  Viveram ser ter um romance com a vida.
Parece loucura dialogar consigo mesmo, mas loucura de verdade é a ausência de um auto diálogo inteligente.  A pessoa que pratica o auto diálogo não apenas tem mais condições  de superar suas misérias psíquicas, mas também de se humanizar, ou seja, de se tornar tolerante , serena e humilde, pois reconhece suas limitações, suas fragilidades.   A mesa redonda do Eu nos tira do trono do orgulho, da autossuficiência.  Raramente julgo, sofro muito e desisto das pessoas que me aborrecem, porque pratico o auto diálogo.      Quando se entende a sua pequenez, é mais fácil entender a pequenez dos outros.  Quando nos colocamos num pedestal, é fácil julgar e condenar.
A grandeza de um ser humano está na sua capacidade de se fazer pequeno para poder se colocar no lugar dos outros e entender o que está por traz das reações deles.
Você não pode mudar o passado, mas pode investir forte e intensamente no presente e mudar o futuro.  O passado produz culpa ou angústia?  Você tem tentado mudar o passado ou o presente?  As pessoas que você feriu, os erros que cometeu e os acidentes que sofreu no caminho são situações que só podem ser solucionadas se você reconstruir corajosamente a sua história no presente.   Economize promessas seja, seja rico em atitudes.
Você deve viver um romance com a própria história e saber que a melhor maneira de conseguir isso é investindo na felicidade e no bem estar dos outros.

31. Muitas pessoas nascem, crescem e morrem sem nunca ter tido um romance com a própria história.  Quantas orações há na frase?


a) uma
b) duas
c) três
d) quatro
e) cinco



32. Assinale a alternativa em que fica evidente a posição do autor.
a) Raramente julgo, sofro muito e desisto das pessoas que me aborrecem, porque pratico o auto diálogo.
b) A grandeza de um ser humano está na sua capacidade de se fazer pequeno para poder se colocar no lugar dos outros.
c) Economize promessas seja, seja rico em atitudes.
d) Você não pode mudar o passado, mas pode investir forte e intensamente no presente e mudar o futuro. 
e) Você deve viver um romance com a própria história.

33. Assinale a alternativa em que não aparecem dicas de qualidade de vida.
a) Você deve viver um romance com a própria história.
b) Economize promessas seja, seja rico em atitudes.
c) Você não pode mudar o passado, mas pode investir forte e intensamente no presente e mudar o futuro.
d) Reconstrua corajosamente a sua história no presente.
e) Muitas pessoas viveram sem ter um romance com a vida.

34. Assinale a alternativa em que não é característica de pessoa que pratica o auto diálogo.


a) tolerante.
b) serena
c) arrogante
d) humilde
e) compreensiva




35. Todas são características de pessoas que não praticam o auto diálogo, exceto.


a) orgulho
b) autossuficiência
c) compreende
d) arrogância
e) mania de grandeza.




36. No final do texto o autor:
a) Critica quem tem mania de grandeza
b) Dá uma sugestão pra viver com maior qualidade de vida.
c) Elogia quem não tem amor a própria vida
d) Diz que ninguém precisa dos outros para ser feliz
e) Que fazer promessas é uma condição de ser feliz.

37. Assinale a alternativa que indica a mensagem do texto.
a) Viva a história da sua vida, ame-se, faça auto diálogo; perdoe-se e aos outros; seja tolerante, paciente, compreensível e humilde com os outros.  A autossuficiência, o orgulho e a intolerância são condições para se ter uma vida miserável psiquicamente.
b) Muitas pessoas nascem, crescem e morrem porque isso faz parte do ciclo da vida.
c) Você pode mudar o passado e isso é condição de ser feliz.
d) A sua felicidade independe dos outros.
e) Ser orgulhoso e autossuficiente é condição de felicidade plena.

38. A grandeza de um ser humano está na sua capacidade de se fazer pequeno para poder se colocar no lugar dos outros. Essa frase sintetiza a ideia de:


a) autossuficiência
b) humanizar-se.
c) tolerância
d) bondade



39. O auto diálogo seria:
a) conversar com as outras pessoas e relacionar-se melhor;
b) conversar consigo mesmo e ver os erros cometidos no passado, se perdoar e investir massivamente no futuro buscando a felicidade na relação amorosa com os outros.
c) Conversar consigo mesmo e manter atitudes de autossuficiência e orgulho do que faz.
d) conversar com os outros e relacionar-se bem com a humanidade.

40. Reconstruir corajosamente a sua história no presente só não significa:
a) perdoar a si e aos outros
b) humaniza-se
c) reconhecer os erros passados e mudar as atitudes presentes
d) tornar-se autossuficiente em tudo.
e) tornar-se tolerante, humilde e perceber as suas limitações e a dos outros.


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