terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto 1. 15/02/2009 - 22h44 - da Folha Online
Chris Brown pede desculpas e diz que há mentiras sobre agressão

O cantor Chris Brown, 19, que foi preso há uma semana devido à acusação de agredir a namorada, a cantora Rihanna, afirmou neste domingo que está "arrependido e triste" pelo o que aconteceu e afirmou que há mentiras sobre a história.
Ele também disse que está procurando aconselhamento com seu pastor e entes queridos.
Brown também afirmou de muito do que se conta é mentira, mas ele não especificou o que é inverídico.
"Palavras não podem expressar o quão arrependido e triste eu estou. Eu busco conselhos do meu pastor, da minha mãe e outras pessoas que eu amo e estou comprometido com a ajuda de Deus para me tornar uma pessoa melhor", informou o comunicado emitido pelo porta-voz do cantor, Michael Sitrick.

Texto 2 O homem das cavernas - Cláudia Laitano – ZH 21/02/09

É curioso imaginar que um aparelho que condensa boa parte da tecnologia mais avançada de comunicação dos dias de hoje esteja sendo usado por criaturas tão essencialmente primitivas quanto o homem das cavernas.

A cantora Rihanna e o rapper Chris Brown não são exatamente fenômenos de popularidade por aqui. Mesmo assim, foram assunto frequente nos últimos dias no Brasil. As notícias não eram para dar conta do sucesso artístico da dupla nem sequer para abastecer aquele tipo de fofoca banal que esquadrinha o guarda-roupa das celebridades ou atualiza o previsível troca-troca de pares amorosos. Rihanna, 21, e Chris Brown, 19, ambos bonitos e bem-sucedidos, foram notícia graças a um episódio de violência conjugal. O desfecho de uma discussão boba de ciúme poderia ser sido um bom bate-boca seguido de um eficiente “tchau, tô fora”. Mas saber a hora de sair de uma briga antes de dizer – ou fazer – uma grande bobagem é uma habilidade que nem todo mundo possui. Chris Brown acabou na delegacia, tentando explicar o inexplicável, e a namorada (agora ex) foi parar no hospital – tão machucada pelos golpes que recebeu no rosto que mal conseguia abrir os olhos quando foi atendida.
Reportagens mais detalhadas sobre o caso mencionam que a briga começou em função de uma mensagem de celular. Cantadas virtuais são um moderníssimo pretexto para brigas – há um mundo de possibilidades de traição, reais ou imaginárias, aberto por MSNs, Orkuts, torpedos e sabe-se lá mais o quê. Mas a atualidade da causa imediata da discussão, neste caso, contrasta com o anacronismo do desenlace. É curioso imaginar que um aparelho que condensa boa parte da tecnologia mais avançada de comunicação dos dias de hoje esteja sendo usado por criaturas tão essencialmente primitivas quanto o homem das cavernas, que arrastava a mulher pelos cabelos para mostrar quem é que manda.
Se o mundo das celebridades tem alguma espécie de utilidade pública talvez seja essa de colocar sob enormes lentes de aumento assuntos que passam quase despercebidos na vida das pessoas anônimas. Porque pessoas famosas, por mais divina que seja a aura que se coloca sobre a cabeça de algumas delas, nada mais são do que gente comum observada por um número gigantesco de espectadores. A briga de Rihanna e Chris Brown, assim como a agressão de Dado Dolabella a Luana Piovani em um local público, nos lembra que a violência doméstica não tem classe social e é mais disseminada do que gostaríamos de imaginar. A sanção, em 2006, da Lei Maria da Penha, que leva à cadeia homens acusados de agredir mulheres, aumentou o número de denúncias, mas a estimativa é de que a grande maioria das vítimas (algumas agredidas diariamente, durante anos a fio) permaneça em silêncio.
Talvez nem lembrássemos que elas existem, e que são muitas, se de vez em quando um ou outro astro famoso, vestido com roupas de grife e recebendo torpedos em celulares de última geração, não deixasse aflorar sua versão atualizada do homem das cavernas.

Texto 3: Lei Maria da Penha – Nº 11.340 -Origem: Wikipédia

Conhecida como Lei Maria da Penha a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006; dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.
A introdução da lei diz:
A lei alterou o Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, a nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

Texto 1

Pela estrutura do texto podemos dizer que estamos diante de um/a:
a) carta b) notícia c) fábula d) artigo de opinião.

O texto fala sobre:
a) arrependimento e aconselhamento com o pastor
b) a agressão provocada pelo cantor Chris Brown em sua namorada e o posterior arrependimento
c) do ciúmes doentio ocasionado pela tecnologia
d) das consequências da agressão sofrida pela namorada.

As aspas presentes no texto representam:
a) falas do Cantor Brown
b) falas da cantora Rihanna
c) falas do assessor Michael Sitrick
d) ironia

Em que suporte foi publicado o texto?
Qual o tipo de linguagem presente no texto?
faça em poucas palavras o resumo do texto.

Texto 2.
Por que do título o Homem das cavernas?
Qual a temática do texto?
Qual a causa da violência contra a cantora? Explique
Qual, segundo sua opinião, seria o melhor jeito de terminar uma ralação. Argumente fazendo um parágrafo.
Faça um parágrafo explicando o que você entendeu da parte sublinhada no texto.
Faça o resumo do texto
Qual a finalidade da lei Maria da Penha?
Você acha que a agressão doméstica às mulheres é uma prática muito comum em Ijuí?
Você conhece casos de violência doméstica. Relate-os preservando os nomes se necessário.
Você sabia da existência da lei Maria da Penha? Como e por quê?
Por que o texto dois é um artigo de Opinião e não uma narrativa? Explique diferenciando os dois tipos de textos e seus elementos constitutivos.
Segundo o autor do texto para que serviu a briga entre a cantora Rihanna e o rapper Chris Brown?
Qual o suporte do texto 2?
Qual o objetivo da autora ao comentar a notícia da briga.
O texto apresenta dois exemplos de famosos ilustres que foram envolvidos pelo escândalo da violência doméstica, quais são?

Texto 3
Qual foi a primeira consquência da implantação da lei Maria da Penha?
Qual a linguagem empregada no texto 3?
Qual o suporte onde o texto foi veiculado?
Qual a finalidade do texto três?
Qual o assunto do texto 3 ?

Faça um texto de opinião tentando explicar a importância da Lei Maria da Penha na tentativa de coibir a violência doméstica. Não esqueça de citar em teu texto os exemplos de violência doméstica citados pelo texto 2.
(Em duplas - 4 parágrafos - 20 linhas no mínimo)

Nenhum comentário: